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Boy From Heaven e a 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Um mundo de cinema 4.5 Narigadas,  Suécia, França, Finlândia, 2022     Neste ano de 2022 este caderno de cinema teve o privilégio de mais uma vez poder curtir um dos maiores festivais de cinema do mundo, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que neste ano comemora a sua 46ª edição. Inclusive, este é o quarto ano seguido que cobrimos o evento:     Em 2019 na 43ª Mostra o filme " O Pássaro Pintado" (República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia) recebeu 5 Narigadas por aqui, e presencialmente assistimos 8 produções in loquo .          Em 2020 na 44ª Mostra , uma edição 100% online, o filme " Isso Não É Um Enterro, É Uma Ressurreição" (Lesoto, África do Sul, Itália) também recebeu 5 Narigadas, e virtualmente assistimos à 18 produções.          Em 2021 na 45ª Mostra  a produção " Pedregulhos " (Índia) foi laureada com 4,5 Narigadas e reconhecida como o destaque da edição por este caderno de cinema dentre os 19 filmes online assistidos.      Agora, na ediç

"Que tal um samba?" Show de Chico Buarque e Mônica Salmaso (2022)

Depois de tanta demência! 5.0 Narigadas, Brasil , 2022 Um samba Que tal um samba? Puxar um samba, que tal? Para espantar o tempo feio Para remediar o estrago Que tal um trago? Um desafogo, um devaneio Um samba pra alegrar o dia, pra zerar o jogo Coração pegando fogo e cabeça fria Um samba com categoria, com calma Cair no mar, lavar a alma Tomar um banho de sal grosso, que tal? Sair do fundo do poço Andar de boa Ver um batuque lá no cais do Valongo Dançar o jongo lá na Pedra do Sal Entrar na roda da Gamboa Fazer um gol de bicicleta, dar de goleada Deitar na cama da amada e despertar poeta Achar a rima que completa o estribilho Fazer um filho, que tal? Pra ver crescer, criar um filho Num bom lugar, numa cidade legal Um filho com a pele escura Com formosura Bem brasileiro, que tal? Não com dinheiro Mas a cultura Que tal uma beleza pura no fim da borrasca? Já depois de criar casca e perder a ternura Depois de muita bola fora da meta De novo com a coluna ereta, que tal? Juntar os cacos, ir

Ladrões de Bicicletas (1948)

De 1948 até 2022 5.0 Narigadas, Itália , 1948     Vivemos numa sociedade que na avaliação de seus conflitos sociais tem tomado partido de uma forma rasa, que avalia o comportamento de seus integrantes por um olhar extremamente conservador e rasteiro, sem uma análise mínima e mais complexa do que pode influenciar os protagonistas destes conflitos, ocasionando o chamado "cancelamento", tão comum nas redes sociais e mídias.     Bem verdade é muito difícil fazer um julgamento de um caso que não ocorreu no interior das relações das pessoas, e como também é difícil coletar todas as informações pertinentes para uma avaliação aprofundada, usamos o que temos (sempre muito pouco e possivelmente contaminado por aquele que presta tais informações) para nossas avaliações. Certamente o distanciamento, a ausência de evidências reais e idôneas, e o nosso preconceito intrínseco nos faz avaliar mal tais conflitos.      Esta reflexão foi suscitada depois de curtirmos o filme "Ladrões de Bi

Marte Um (2022) e o 50º Festival de Cinema de Gramado 2022

As contradições da Serra Gaúcha 5.0 Narigadas, Brasil, Minas Gerais, 2022     Passados dois anos após o início dos efeitos da pandemia da Covid-19 no Brasil, que depois de um desastre social com milhares de mortes e famílias desoladas pelas perdas de seus queridos, as pessoas estão tentando dar continuidade as suas atividades profissionais, sociais e culturais, felizmente começou o Festival de Cinema de Gramado, que comemorando em 2022 o seu quinquagésimo aniversário se consagra como o mais longevo e ininterrupto evento de cinema do Brasil.     Notoriamente, e apesar de já ser um adulto com uma experiência de décadas, o evento teve uma curadoria que trouxe um fôlego impressionante para o cinquentão, revelando uma realidade de um país que dificilmente seria conhecida se não pelas artes, no qual quase todos os filmes selecionados trazem histórias de pessoas vitimizadas em razão da cor de sua pele, de suas condições sociais, de suas características de gênero e de sua origem geográfica.  

Pequena Mamãe (2021)

Do visual ao textual 5.0 Narigadas, França , 2021     No fim do ano de 2019 eu tomei conhecimento daquela que se tornaria uma das maiores realizadoras do cinema que eu já conhecera, e através de sua produção mais arrebatadora, o filme Retrato de Uma Jovem em Chamas ,  Céline Sciamma, diretora, roteirista,  feminista e francesa, entrou para lista das pessoas que eu assistiria sem medo qualquer filme produzido por ela. E este foi o caso deste Pequena Mamãe.     O mais incrível é que este Pequena Mamãe é uma produção muito, mas muito diferente daquele da jovem em chamas de 2019, e esta brutal diferença é o que mais impressiona. Verdade seja dita é que Sciamma fala o que precisa dizer - e fala muito, especialmente sobre o que as mulheres vivem e sentem no seu âmago - através da sensibilidade de sua arte, e isto é comum a todos os filmes dela. Quero dizer que ela não é explícita e não joga na cara do espectador o que quer ser dito, mas sim o faz através dos elementos artísticos de suas prod