Pequena Mamãe (2021)

Do visual ao textual

5.0 Narigadas, França, 2021

    No fim do ano de 2019 eu tomei conhecimento daquela que se tornaria uma das maiores realizadoras do cinema que eu já conhecera, e através de sua produção mais arrebatadora, o filme Retrato de Uma Jovem em Chamas, Céline Sciamma, diretora, roteirista,  feminista e francesa, entrou para lista das pessoas que eu assistiria sem medo qualquer filme produzido por ela. E este foi o caso deste Pequena Mamãe.

    O mais incrível é que este Pequena Mamãe é uma produção muito, mas muito diferente daquele da jovem em chamas de 2019, e esta brutal diferença é o que mais impressiona. Verdade seja dita é que Sciamma fala o que precisa dizer - e fala muito, especialmente sobre o que as mulheres vivem e sentem no seu âmago - através da sensibilidade de sua arte, e isto é comum a todos os filmes dela. Quero dizer que ela não é explícita e não joga na cara do espectador o que quer ser dito, mas sim o faz através dos elementos artísticos de suas produções, inclusive este é o valor resultante da arte que é o cinema. Vou explicar melhor o que quero dizer.

    No Retrato de Uma Jovem em Chamas ela conta a história de várias mulheres que no seu tempo sofrem por terem nascidas mulheres, especialmente por terem que assumir papéis indesejados e reprimirem suas vontades, sua natureza, mas ela expressa tudo isso através do visual. Assisti ao filme no cinema, inclusive, no Cine Passeio em Curitiba, e eu era arrebatado pela extrema beleza visual de cada tomada, de nova sequência de cenas. Sciamma não precisava expressar em palavras o que aquelas mulheres sentiam, pois o que ela mostrava (literalmente) em cena era suficiente para dizer tudo o que ela queria que fosse dito. 

     Contudo, neste Pequena Mamãe e justificando o subtítulo desta postagem (Do visual ao textual), Sciamma faz muito diferente. O que sentem aquelas duas meninas é expresso diretamente por aquilo que elas falam, e aqui está a força do filme. Os textos são arrebatadores. Bem verdade que o filme tem uma beleza visual extraordinária, mas os textos são incríveis.

    Sem contextualizar para que a experiência do assistir a este filme não seja prejudicada, vou colar aqui alguns dos trechos que mais me impressionaram.

Filha - Não é que você esquece, é que você não presta atenção.
Pai - Verdade

Pai - Vou transformar o seu sonho em realidade.
Filha - Qual deles?

Filha - Eu tenho um segredo. Mas é seu também.
Mamãe - Com que idade? (eu tive você?)
Filha - 23
Mamãe - E eu te queria?
Filha - Sim.
Mamãe - Não me surpreende. Já estou pensando em você

Mamãe - Não acho que seja sua culpa.
Filha - As vezes me pergunto isso.
Filha - Você não inventou a minha tristeza

    Sciamma tem outras produções que eu já assisti, mas tenho certeza que vale uma recordação. E viva o cinema!

[2014] Garotas

[2011] Tomboy

[2007] Water Lilies 

Assistido no Amazon Prime
Disponível em streaming? Verifique aqui 



jacozao.com
Curitiba 2022

Comentários