Pular para o conteúdo principal

Postagens

Filme (4.0): "Voo United 93", França, EUA, UK, 2006

Lançamento 2006 Dirigido por Paul Greengrass Com Lewis Alsamari, Khalid Abdalla, Omar Berdouni mais Gênero Drama, Histórico Nacionalidade França, EUA, Reino Unido     Notório fato histórico da humanidade, talvez o mais importante da era moderna, os ataques à Nova York no dia 11 de setembro de 2001, considerando sua importância, foram pouco explorados pelo cinema norte americano e também mundial.     Algumas obras tangenciaram o tema, outras aprofundaram, porém, a forma como se deu o ataque propiciando que os meios de comunicação pudessem transmitir online boa parte do drama e também a colisão ao vivo do voo da United 175 na torre norte do WTC, tornariam qualquer obra de ficção pós ataques muito menos inverossímeis que as transmissões do fatídico dia.          Algumas dessas obras se destacaram por trazerem informações adicionais, tal como o documentário "F ahrenheit  9/11" [2004] de Michael Moore, que cria uma até crível teoria para explicar a

Filme (1.5): "Z for Zachariah", EUA, 2015

Lançamento 2015  Dirigido por Craig Zobel Com Margot Robbie, Chiwetel Ejiofor, Chris Pine Gênero Ficção científica, Drama, Suspense Nacionalidade EUA             Baseado no livro do norte americano  Robert C. O'Brien, publicado pós sua morte em 1974, este "Z for Zachariah" tem um título muito curioso que só pode ser entendido pesquisando-o além do filme.    A menina Ann, interpretada por Margot Robbie, após encontrar o cientista Loomis vagando por sua fazenda, lembra-se de um antigo livro bíblico que ordenado alfabeticamente tinha na sua última letra (Z) o nome Zacharias (Zachariah), enquanto imaginava ser o ser-humano que sobreviveria a uma catástrofe nuclear pensa agora que aquele pode ser o último homem do planeta.     O encontro de Ann e Loomis dá nova perspectiva para a vida de ambos, pois imagina-se que seriam os únicos sobreviventes do cataclisma nuclear causado pelo homem, porém, e sempre há um porém, a aparição de um novo personagem altera o

Filme (2.5): "A Entrega", EUA, 2015

Lançamento 2015  Dirigido por Michael R. Roskam Com Tom Hardy, Noomi Rapace, James Gandolfini Gênero Suspense, Drama, Policial Nacionalidade EUA            O cinema estadunidense gosta de se apegar a atores "queridinhos" e o da vez parece ser este Tom Hardy.      Isto faz com que imaginemos que o ator começou a pouco e que seu talento é meteórico, porém, e sempre há um porém, não é o caso deste ator britânico, visto que sua carreira já tem mais de 14 anos e muitos filmes. C omprova-se facilmente se contabilizarmos a quantidade de filmes que Hardy participa ou participará nos últimos/próximos 3 anos em comparação ao total: 13 filmes em 3 anos versus 31 em 14 anos: 40% dos filmes no mais recente 20% de carreira. [2016] Mad Max: The Wasteland [2016] Rocketman [2015] Legend [2015] London Road [2015] O Regresso [2015] Samarkand [2015] Tom Clancy's Splinter Cell [2014] Legend [2015] Taboo - Temporada 1 [2015] Crimes Ocultos [2015] Ma

Filme (2.5): "Amor a Primeira Briga", França, 2015

Lançamento 2015  Dirigido por Thomas Cailley Com Adèle Haenel, Kévin Azaïs, Brigitte Roüan Gênero Comédia, Romance Nacionalidade França       Alguns filmes são marcados pela simplicidade e eficiência e este "Amor a Primeira Briga", cujo título em português é, digamos, horrível, originalmente chama-se " Les Combattants ", parece ser um desses casos.    A história é de um romance contada de uma forma pouco comum, tornando o filme interessante. O pano de fundo é a crise econômica que assola a Europa e especialmente a França, no qual fica muito evidente que os jovens franceses estão com muitas dificuldades para vislumbrar um bom futuro, e, neste contexto, dois jovens socialmente e comportamentalmente distantes se aproximam e se apaixonam, originando esperanças pelo menos no aspecto intimo e sentimental.    Pelo menos.

Filme (0.5): "Amnésia [Amnesiac]", EUA, 2015

Lançamento 2015  Dirigido por Michael Polish Com Kate Bosworth, Wes Bentley, Olivia Rose Keegan Gênero Suspense, Terror Nacionalidade EUA              Este "Amnésia" [Amnesiac], homônimo de título em português do clássico de 2001 [Memento], provavelmente pode levar alguns incautos expectadores brasileiros ao ingênuo erro de assisti-lo.      O filme é tão desastroso que até os créditos são prepotentes, e pior, errados: uma das ideias "artísticas" da produção era de ser um filme cujo os personagens não possuíssem nomes e que seriam intitulados apenas como "Mulher", "Homem", "Detetive", e alguns outros, porém, durante o filme, a "Menina" é chamada pelo nome, "Audrey", mas, quando sobem os créditos ao lado do nome da atriz  Olivia Rose Keegan consta "Menina" ao invés do nome usado, ou seja, nem isso conseguiram deixar interessante, ou acertar.    A história é típica do gênero terror: após

Filme (4.5): "Que Horas Ela Volta?", Brasil, 2015

Lançamento 2015  Dirigido por Anna Muylaert Com Regina Casé, Camila Márdila, Michel Joelsas Gênero Drama Nacionalidade Brasil             O cinema nacional é de fato escorraçado por todos os lados: o grande público adora as discutíveis comédias globais e menospreza os dramas e demais gêneros; as distribuidoras, no reboque do público, não fazem muito esforço para disseminar as obras de qualidade; os exibidores, ou melhor, a disponibilidade de salas de cinema são limitadas pelas grandes redes internacionais que priorizam a exibição dos grandes blockbusters  norte americanos; por fim, restam aos realizadores um esforço descomunal para fazer um filme que talvez se limitará à projeção em festivais - Gramado, por exemplo - e ao home vídeo,  que cada vez está limitado à pirataria e alguns canais de cinema brasileiro, tal como o extraordinário Canal Brasil.    Isto quer dizer que quando uma produção fora dos estereótipos ruins citados acima consegue projetar-se significa q

Filme (3.5): "Air", EUA, 2015

Lançamento 2015  Dirigido por Christian Cantamessa Com Norman Reedus, Djimon Hounsou, Sandrine Holt Gênero Drama, Ficção científica, Suspense Nacionalidade EUA             O roteiro deste "Air" é típico de uma ficção cientifica clássica pós apocalíptica, no qual dois sobreviventes com capacidades técnicas comandam um suposto laboratório que acondiciona aquilo que é a memória de grande parte do conhecimento humano e que provavelmente será a semente do futuro da humanidade.      Pois bem, seria um exemplo clássico de sci fi  se sua história circundasse somente aspectos técnicos e científicos, porém, o filme avança além da tecnologia e se atém ao básico, essencial, talvez até o mais primitivo do ser-humano, tornando-o um exemplar muito bom do que seria o comportamento humano numa situação extrema tal qual a vivida pelos dois personagens principais.     Cartwright e Bauer lutam pela sobrevivência e dificilmente alguém poderá julgar quem é o mocinho ou o bandi