Filme (3.5): "Air", EUA, 2015


Lançamento 2015 
Dirigido por Christian Cantamessa
Com Norman Reedus, Djimon Hounsou, Sandrine Holt
Gênero Drama, Ficção científica, Suspense
Nacionalidade EUA       

    O roteiro deste "Air" é típico de uma ficção cientifica clássica pós apocalíptica, no qual dois sobreviventes com capacidades técnicas comandam um suposto laboratório que acondiciona aquilo que é a memória de grande parte do conhecimento humano e que provavelmente será a semente do futuro da humanidade. 

    Pois bem, seria um exemplo clássico de sci fi se sua história circundasse somente aspectos técnicos e científicos, porém, o filme avança além da tecnologia e se atém ao básico, essencial, talvez até o mais primitivo do ser-humano, tornando-o um exemplar muito bom do que seria o comportamento humano numa situação extrema tal qual a vivida pelos dois personagens principais.

   Cartwright e Bauer lutam pela sobrevivência e dificilmente alguém poderá julgar quem é o mocinho ou o bandido - se é que seja possível diferenciá-los ou até mesmo identificá-los - visto que agem motivados por meritórias razões, umas com vistas ao futuro, outras com âncoras do passado. 

   Por fim, "Air" vale pela ideia, cientificamente talvez não tão inovadora, ou talvez pelo extrato do comportamento humano, muito menos inédito, porém, as duas concepções juntas formam um filme interessante e quiça imperdível.

Comentários