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Filme (3.0): "O Doador de Memórias", EUA, 2014

Classificação: 3 Narigadas! Os adolescentes estão cinematograficamente carentes depois do fim da saga Crepúsculo e, para consolá-los, uma grande leva de substitutos vem e vão. Por exemplo, "Jogos Vorazes", "Divergente", "Maze Runner" e agora este "O Doador de Memórias" tentam substituir as tramas melosas da saga do vampiro. Todavia, e sempre há uma via alternativa, felizmente, estes que eu citei são mais interessantes, apesar de todos, em sua essência, terem quase a mesma história, no qual jovens de uma sociedade oprimida precisam a partir de suas aptidões escolher qual atividade realizarão dentro desta sociedade. Obviamente a rebeldia de notáveis - e é por isso que os filmes existem, ou seja, para contar a história de um notável dentre tantos outros - quer transformar a realidade desta sociedade opressora, de modo que toda a população possa usufruir de liberdade, etc., etc. Além da luta, ou melhor dizendo, a luta tem um propósit

Filme (3.0): "Boogie Nights: Prazer sem limites", 1997, EUA, Paul Thomas Anderson

Classificação: 3 Narigadas! Paul Thomas Anderson é o diretor e roteirista deste "Boogie Nights: Prazer Sem Limites", e este foi o seu segundo longa metragem, talvez aquele que alavancou a sua ainda curta, mas muito próspera e de sucesso carreira. Meu primeiro contato com sua obra foi com o incrível "Embriagado de Amor", de 2001, que estrelado por Adam Sandler - inclusive, seu melhor papel no cinema - surpreende pela originalidade. Em verdade, nem sabia quem era Paul Thomas Anderson, e sequer imaginava que esta obra era fruto de uma genial mente do cinema contemporâneo. Depois assisti estupefato ao anfíbio "Magnólia", de 1999. Obviamente meu cérebro explodiu no filme, principalmente por causa da sua interessante sequência inicial e seu fim inesperado - anfibiamente falando, é claro. Outros, como "Sangue Negro" de 2007 e " O Mestre" de 2012, também se destacam no cinema, mas não na lista de Paul T. A. Voltan

Filme (0.5): "A Serbian Film", 2010, Sérvia

Classificação: Meia Narigada! O cinema é capaz de se expressar de diversas formas. Através de novas tecnologias, tal como Imax, 3D, digital. Ou a partir de tipos de gêneros, como comédia, drama, etc. Há formas distintas de roteiros, locações, posicionamento de câmera, diálogos, atores... Enfim, há muitas variáveis que combinadas entre si tornam o cinema uma verdadeira arte áudio visual, capaz de décadas após décadas ainda conseguir criar obras inéditas e interessantes, além de ser incansável na apresentação dos seus clássicos.  Quando assisto um filme tal como este "A Serbian Film" - em tradução livre "Um filme sérvio", eu me pergunto porque causa,  motivo, razão ou circunstância este filme foi feito? Normalmente, pessoalmente, consigo achar uma resposta que me convença, mas neste caso não a encontrei e, não vou me dignar a procurá-la. Tenho certeza que filmes como estes também não dignificam a arte do cinema, pelo contrário, fazem uso do cinema par

Filme (1.5): "Os Belos Dias", França, 2013

Classificação: 1 e meia Narigadas! Algumas vezes me envolvo com o cinema de uma forma orgânica e me sinto fazendo parte do filme, interagindo e sentindo como se fosse um personagem e, nestes casos, deixo a parte técnica da produção de lado, me atendo quase que integralmente somente à história. No caso deste "Os Belos Dias" isso aconteceu e, por causa disso, a classificação que dei ao filme foi muito baixa, visto que a personagem principal, justificado pelo sua tediosa vida, resolve se aventurar extraconjugalmente, infringindo valores morais que considero importantes. Na verdade, as justificativas para os atos aventurescos da personagem principal são frágeis, daí a porcentagem mais importante da minha revolta. Em contrapartida, filmes que são capazes de envolver profundamente o expectador tendem a ser filmes bons tecnicamente, e creio que seja o caso deste francês e, isso também deve ser um bom critério para escolhê-lo e assisti-lo.

Filme (4.0): "Cabo do Medo", EUA, 1991

Classificação: 4 Narigadas! Conhece aquele filme estilão Super Cine da Globo, onde passam aqueles chatos filmes de suspense que um malfeitor ameaça uma inocente família e no fim, apesar de todo o trauma, tudo acaba bem? Pois bem, "Cabo do Medo" é o pai bem acabado destes filmes. Aproveite. 

Filme (2.5): "Sem Escalas", EUA, 2014

Classificação: 2 Narigadas e Meia! Liam Neeson virou o atual estereótipo de herói americano. Seus filmes ressuscitaram o agente federal ou policial que salva um mundo de pessoas ou a sua família. Foi assim em "Busca Implacável 1 e 2", também em "Caçada Mortal" e, agora novamente em "Sem Escalas". O roteiro é típico e mais batido que pilão, no qual um agente federal norte americano com problemas pessoais é confundido com um sequestrador de um avião em pleno voo e, no fim, o óbvio acontece. Nos seus momentos derradeiros, na trama se encorpora um tema tratado como tabu pelos americanos, os atentados de 11 de setembro, que, passa a ser a justificativa de todo o ocorrido no avião e motivação do sequestrador. Isto torna o filme quase interessante, se não tivesse sido usada de uma forma tão rápida e quase sem propósito. De qualquer forma, a história nos faz lembrar do maior atentado contemporâneo em terras ocidentais. Minha intenção era

Filme (2.0): "Antes da Chuva", 1994, Reino Unido , França , Macedônia

Classificação: 2 Narigadas! O cinema é uma expressão cultural incrível. De uma forma passiva, ou seja, epenas ligando os sentidos auditivos e visuais - além de alguns neurônios - a sétima arte é capaz de em segundos nos transportar para lugares longínquos e culturas distantes. Este "Antes da Chuva" faz isso, nos teletransportando para a desconhecida Macedônia. No Youtube, completo. Por enquanto. De um modo geral o filme não é bom. Vou dizer na verdade que ele não conseguiu me captar, me convencer, isso para ser gente boa com um cara que veio de tão longe. Por esta razão, ao invés do filme vou dar uma xeretada na Macedônia, e tentar conhecê-la um pouco.    O país em 1991 se emancipou da antiga Iugoslávia, porém conflitos internos - inclusive relatados no filme - motivados por uma minoria albanesa que exige emancipação, tornam o convívio interno conflituoso. Um pouco do país, proporcional ao pouco agregado pelo filme.