Filme (0.5): "A Serbian Film", 2010, Sérvia



Classificação: Meia Narigada!

O cinema é capaz de se expressar de diversas formas. Através de novas tecnologias, tal como Imax, 3D, digital. Ou a partir de tipos de gêneros, como comédia, drama, etc. Há formas distintas de roteiros, locações, posicionamento de câmera, diálogos, atores... Enfim, há muitas variáveis que combinadas entre si tornam o cinema uma verdadeira arte áudio visual, capaz de décadas após décadas ainda conseguir criar obras inéditas e interessantes, além de ser incansável na apresentação dos seus clássicos. 

Quando assisto um filme tal como este "A Serbian Film" - em tradução livre "Um filme sérvio", eu me pergunto porque causa, motivo, razão ou circunstância este filme foi feito? Normalmente, pessoalmente, consigo achar uma resposta que me convença, mas neste caso não a encontrei e, não vou me dignar a procurá-la. Tenho certeza que filmes como estes também não dignificam a arte do cinema, pelo contrário, fazem uso do cinema para simplesmente chocar ou expressar opiniões que são controversas para quase todos os expectadores.

Na verdade até me dignei a procurar alguma informação, e na primeira busca que fiz me deparei com outro filme, "Salò ou os 120 Dias de Sodoma", mais bizarro ainda.

Bizarro, é no mínimo um predicado carinhoso para estas duas obras.






Comentários