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[004] Memória: "PK Gente Urgente - De olho no cinema" , Curitiba, Ano 4, Número 47, Maio de 2005

Escrevia para a coluna do jornal da PKC e foi nesta que crie o jargão "O filme é bom ou ruim somente depois de você assisti-lo"! Bons tempos!

Filme (5.0): "Vanilla Sky", EUA, 2001

"AmorÓdioSonhosVidaTrabalhoJogoAmizadeSexo"    Tenho um apreço sentimental muito grande por este filme e creio que há várias razões para isso, tanto técnicas, quanto contextuais, mas acho que na época que assisti, lá pelos idos de 2002, fiquei muito impressionado com o excêntrico e surpreendente roteiro.     Obviamente que Tom Cruize e Penélope Cruz seriam atrativos suficientes para este filme hollywoodiano - e, inclusive, devo ter ido atrás por causa deles - mas realmente é a história que muito bem dirigida e interpretada tornam este filme uma relíquia sentimental para mim. Tenho alguns registros "históricos", tal como a nota fiscal da aquisição do DVD em 2004.      Registros sentimentais carecem de muita contextualização para serem entendidos e não creio que eu tenha paciência para relata-los neste espaço, por isso, vou ficar apenas com estas lembranças materiais. ___________________________________________________________________

Filme (3.0): "Amargo Pesadelo", EUA, 1972

   "Amargo Pesadelo" é um filme angustiante. A todo momento temos a certeza que as coisas não sairão conforme "planejadas" e, realmente não saem. Dua   s linhas não representam nada daquilo que este filme é. Assista-o.

Filme (4.5): "Rastros de Ódio", EUA, 1956

   Adoro filme de faroeste. Inclusive, este termo tem origem geográfica, e indica - ou indicava- o (far) distante oeste estadunidense, porém, o mais cômico é que considero as produções italianas, os chamados Faroestes Espaguete, os melhores do gênero, no qual "Três Homens em Conflito" é o seu melhor exemplar. Todavia uma fama não é conquistada sem méritos, e o hollywoodiano "Rastros de Ódio" com certeza foi um de seus maiores conquistadores.     A história é clássica de um faroeste. O que mais chama a atenção é o visual - a fotografia - que é captado no filme. Acaba sendo um magnifico álbum de retratos do oeste norte americano. Extraordinário.          Quem curte este tipo de filme não pode deixar de assistir tudo com John Wayne e também do diretor John Ford. 

Filme (2.0): "A Noiva estava de Preto", França, 1968

   Ao pesquisar material sobre os filmes Quentin Tarantino , me deparei com o filme "A Noiva de Preto", do renomado diretor francês F rançois Truffaut .    A polêmica gira em torno deste filme porque sua história parte exatamente da mesma premissa da história de "Kill Bill", de 1998, de Quentin Tarantino. Parece até que é QT fez um remake do filme de Truffaut!    Tarantino garante que não, mas que as histórias são muito parecidas, isso são!

Filme (4.0): "Conta Comigo', EUA, 1986

    Considero que um filme se torna um clássico quando mesmo muitos anos após a sua exibição ele continua atual, além de interessante para quem o assiste recentemente e principalmente quando ele é lembrado anos depois de o terem assistido e, neste contexto tenho certeza que "Conta Comigo" é um exímio exemplar clássico.    O filme é tecnicamente simples, ou seja, não tem efeitos especiais ou grandes inovações tecnológicas ou até mesmo artísticas, mas o diferencial é seu conteúdo, e sem dúvida as grandes atuações dos pequenos personagens.     O que mais me tocou - e este é apenas um fragmento do filme - foi a "saga" do personagem  Chris Chambers - interpretado pelo irmão mais novo do conhecido Joaquim  Phoenix,  River Phoenix. [ conteúdo com spoilers, ou seja, há importantes revelações sobre o filme]    Chris era o melhor amigo do personagem principal -  Gordie Lachance, que inclusive interpreta  Stephen King, numa referência autobiogr

Filme (4.0): "Desde que Otar partiu", Geórgia , França , Bélgica, 2013

Classificação: 4 Narigadas!      A Geórgia é uma nação transcontinental. Este termo é usado pois o país está geograficamente posicionado entre Ásia, Oriente Médio e Europa. Devido a esta localização e uma miscigenação étnica grande, muitos conflitos ocorreram.      O filme é um drama familiar que está inserido nas consequências destes conflitos geopolíticos. Consequências que são facilmente percebidas pelas limitações de recursos dos personagens: falta água, luz, comércio organizado, emprego, etc.     Apesar de médico formado, estas deficiências fizeram com que Otar partisse para França, e seu contato com a família - especialmente com a mãe - mas não menos com a irmã e com a sobrinha fosse cada vez mais escasso, até o momento que "oficialmente" terminasse.    Seu maior mérito é contar este drama geopolítico através das três gerações de mulheres do filme (a partir da familiaridade de Otar): mãe, irmã e a sobrinha.    Surpreendente é a performanc