Filme (4.0): "Conta Comigo', EUA, 1986


   Considero que um filme se torna um clássico quando mesmo muitos anos após a sua exibição ele continua atual, além de interessante para quem o assiste recentemente e principalmente quando ele é lembrado anos depois de o terem assistido e, neste contexto tenho certeza que "Conta Comigo" é um exímio exemplar clássico.



   O filme é tecnicamente simples, ou seja, não tem efeitos especiais ou grandes inovações tecnológicas ou até mesmo artísticas, mas o diferencial é seu conteúdo, e sem dúvida as grandes atuações dos pequenos personagens. 

   O que mais me tocou - e este é apenas um fragmento do filme - foi a "saga" do personagem Chris Chambers - interpretado pelo irmão mais novo do conhecido Joaquim Phoenix, River Phoenix.


[conteúdo com spoilers, ou seja, há importantes revelações sobre o filme]

   Chris era o melhor amigo do personagem principal - Gordie Lachance, que inclusive interpreta Stephen King, numa referência autobiográfica - e sempre foi considerado na cidade como o sendo o bad boy. Fama, inclusive merecidamente conquistada.

   O filme começa quando já adulto, Gordie vê uma notícia que relata a morte de Chris num crime, e isto desencadeia toda a lembrança dos amigos do passado - e todo o filme, inclusive. Durante toda a exibição cremos, tal como Chris também parece crer, que o seu fim será muito decepcionante, ou morto, ou preso.
Pois bem, mas a reviravolta somente se revela no fim, quando Gordie lê a notícia completa, e que aquele derrotado menino acabou morrendo quando também adulto, vítima de um assalto, porém após ter formado família e alcançado sucesso profissional - algo inimaginável para um juvenil fora da lei.

   Filme bonito, que revela verdadeiras amizades. Um clássico afinal.

Comentários