Filme (4.0): "Desde que Otar partiu", Geórgia , França , Bélgica, 2013

Classificação: 4 Narigadas! 

   A Geórgia é uma nação transcontinental. Este termo é usado pois o país está geograficamente posicionado entre Ásia, Oriente Médio e Europa. Devido a esta localização e uma miscigenação étnica grande, muitos conflitos ocorreram.

Ficheiro:Georgia (orthographic--projection).svg 


   O filme é um drama familiar que está inserido nas consequências destes conflitos geopolíticos. Consequências que são facilmente percebidas pelas limitações de recursos dos personagens: falta água, luz, comércio organizado, emprego, etc. 

   Apesar de médico formado, estas deficiências fizeram com que Otar partisse para França, e seu contato com a família - especialmente com a mãe - mas não menos com a irmã e com a sobrinha fosse cada vez mais escasso, até o momento que "oficialmente" terminasse.

   Seu maior mérito é contar este drama geopolítico através das três gerações de mulheres do filme (a partir da familiaridade de Otar): mãe, irmã e a sobrinha.

   Surpreendente é a performance da mãe, tanto a personagem que supera todas as expectativas quanto da atriz, extremamente carinhosa, forte e cativante.

  O filme é um tremendo exemplar de como contar uma história familiar dramática, sem incorrer no erro do excesso de drama.







Comentários