Pular para o conteúdo principal

Postagens

Filme (3.0): "EVA - Um novo começo", 2011, Espanha

Porque resolvi assisti-lo? Gosto muito do cinema espanhol. Na verdade não sei o porque, mas gosto muito do cinema em espanhol, ou seja, a língua castelhana de qualquer pais me agrada muito, em especial os filmes espanhóis e argentinos.  Além disso, antes de assistir EVA, me lembrei de "AI, inteligência artificial" , filme que me surpreendeu e me emocionou numa mesma medida... Grande, diga-se de passagem. Classificação: 3 Narigadas Porque dei apenas 3 narigadas? O filme tem surpresas interessantíssimas. Na verdade aquilo quando a obviedade seria evidente, é, porém diferente daquilo que seria o extremamente óbvio (!). Isso de fato é surpreendente. Uma coisa que não entendi foi o real intento que motivou a volta do personagem principal para sua cidade natal... Também não fica claro porque ele foi embora, apesar de deter um prestígio quase heroico na cidade, além, é claro, de deixar para trás a paixão de sua vida. EVA não é AI, mas o castelhano também

Filme (3.5): "Em nome de Deus", 2012, Alemanha/Filipinas/França/Reino Unido

Porque resolvi assisti-lo? Fui atraído pela famosa atriz francesa Isabele Huppert. O primeiro filme dela que vi e que inclusive gostei muito foi "A Professora de Piano" . Na sequência assisti alguns outros, mas o primeiro foi imbatível. Pois bem, "Captive" - este é o nome original do "Em nome de Deus" - não tem equivalente na carreira de Isabele, pelo menos a parte que conheço.  Classificação: 3 Narigadas e meia! Porque dei apenas 3 e meia narigadas? O filme é uma ficção baseada numa história real, no qual o grupo extremista Abu Sayyaf buscava a independência da ilha Mindanau, um dos 3 complexos de ilhas das Filipinas. É nesta região que há uma grande concentração de muçulmanos nas Filipinas e, apesar de serem minoria em todo o território Filipino, estes grupos lutam para tentar se tornarem independentes.  Neste contexto o filme relata um dos corriqueiros sequestros cujo objetivo era financiar as lutas separatistas, porém, a dire

Filme (4.5): "As melhores intenções", 1992, Alemanha/Dinamarca/Finlândia/França/Suécia

   Como já tinha comentado em  Ondas do Destino , há ocasiões que escolho filmes por razões indiretas ao filme e, neste caso isso ocorreu novamente: roteiro de Ingmar Bergman.    Bergman foi um cineasta consagrado do cinema mundial. Fez muito bem filmes intimistas, repletos de intimas aventuras psicológicas e filosóficas.    Já assisti muitos filmes deste sueco - recentemente o perturbado Gritos e Sussurros  - por isso não tive dúvidas para assistir "As melhores intenções".    Pesquisando na net descobri que o filme é uma biografia dos pais de IB... Isto explica o explícito e inesperado final feliz do filme. Os pais - na verdade personagens - de Bergman, são pessoas imperfeitas, dotadas de muitas qualidades e também de claros defeitos. Estas características que denigrem os personagens não é típico de romances comuns, porém fazem muito sentido em se tratando de um romance de Ingmar.

Filme (5.0): "Ondas do destino", 1996, Dinamarca/Escócia

Classificação: 5 Narigadas! Algumas vezes procuro alguns filmes usando critérios que ultrapassam o interesse do filme, talvez daquilo que o circunda, tal como quem o produziu, o dirigiu, seu pais de origem, seus intérpretes, etc. No caso de Ondas do Destino - jamais o teria escolhido pelo título, que é ridículo - a tag de busca foi o diretor Lars Von Trier. Já assisti muitos filmes dele. Muitos. Extraoridinário - 2011 - Melancolia Chocante - 2009 - Anticristo Minha esposa adorou -2005 - Manderlay Minha esposa adorou antes do Manderlay -2003 - Dogville Fenomenal - 2000 - Dancer in the Dark (Dançando no Escuro) Chato, difícil... 1998 - Os Idiotas Espetacular - 1996 - Ondas do Destino (Breaking the Waves) Chato, difícil, impossível - 1991 - Europa Apesar de críticas a alguns filmes, já que ninguém é perfeito, não posso negar de LVT é um diretor que posso chamar de autoral. Ele carrega seus personagens com aquilo do que seria o mais angustiante no ser-humano. Aquilo

Filme (4.0): "Rosario Tijeras", 2005, Brasil/Colômbia/Espanha/México

Classificação: 4 Narigadas Brasil é o esperado resultado da receita favela + violência, mas no filme Rosario Tijeras o resultado é menos chocante que a realidade verde amarela. "Amar é mais difícil que matar" Apesar de encenado em locações idênticas das favelas brasileiras, o filme tem como fundo uma grande favela de Medellin na Colômbia, onde a misteriosa Rosario seduz mal carácteres e inocentes que se vêem perdidamente cegados pelos encantos da moçoila.  Alguns destes tristes homens não conseguem ultrapassar a barreira de um beijo - apesar de ultrapassarem a fatal barreira da vida. Outros, além de seduzidos e sexualmente usados - neste caso o expectador confirma a transposição dos limites! - não conseguem dar prosseguimento na suas vidas, apesar de plenamente vivos. Ainda há um outro tipo de homem que não ultrapassa nem a berreira da vida, nem a do sexo, porém, mesmo assim não consegue se livrar de Rosario Tijeras.  Rosario Tijeras domina o filme, su

Filme (5.0): "A Garota da Fábrica de Caixa de Fósforos", 1990, Finlândia/Suécia

Num final de semana desses assistimos uma leva de filmes que supostamente estão à margem das grandes produções e badalações e, felizmente o tiro foi certeiro e pudemos nos deleitar com ótimos filmes. A produção escandinava "A Garota da Fábrica de Caixa de Fósforos" foi um dos melhores. Filme curto, com um pouco mais de 1 hora de duração dura tanto tempo quanto o seus diálogos... Na boa, acho que o roteirista conseguiria colocar numa folha de papel (parágrafo duplo, fonte 25) todos os diálogos do filme, porém este silêncio imprime no filme um clima ainda mais especial e extremamente condizente com a solidão vivida pela personagem - a tal da Garota. Pouca ação, porém extradiordinariamente bem aplicada Apesar de terem economizado muito nos textos e diálogos, os perdidos são muito bons e sincronizados muito bem com as cenas do filme. - Vagabunda! - Nada me emociona tão pouco quanto o seu amor! No começo do filme, na produção brasileira, há indicação de que

Vontade: "The World's End", 2013, UK

O diretor inglês Edgar Wright criou acidentalmente - como ele mesmo afirma - a trilogia Sangue e Sorvete (Blood and Ice Cream Trilogy), composta pelos filmes: -Todo Mundo Quase Morto (2004); -Chumbo Grosso (2007); -The Word's End - com estréia prevista para 25 de outubro de 2013 no Brasil - 19 julho na Inglaterra. Se a finalização da trilogia ficar a altura dos outros dois o desfecho será excelente. Expectativa: 4 Pipocas!