Pular para o conteúdo principal

Filme (5.0): "Joaquim", Brasil, Portugal, Estreia 2017, Assistido 2017, Revisto 2020


2017, Brasil, Portugal, Direção de Marcelo Gomes, Drama
Elenco com Júlio Machado, Nuno Lopes, Rômulo Braga


    Jakson Böttcher, O Jacó
Tele Cine Play, às 09:00

     No ano de 2017 assisti a este filme infelizmente não no cinema, visto que teria sido mais proveitoso considerando que era o seu ano de estreia, mas apesar deste desvio eu o elegi como o melhor filme de 2017. E agora neste 2020 eu o re-assisti e não me arrependi. Bem pelo contrário!

    Uma vez mais lamentei de não tê-lo visto na tela gigante, pois sua fotografia do interior do Brasil é muito bonita, mas desta vez não foi somente este sentimento que me acometeu, e sim ter observado algumas coisas que tinham sido "me passadas" - usando um termo cunhado no magnífico "A Marvada Carne" [1985] -, especialmente o que percebi na sequência final do filme.

    É importante reler o texto que contém as impressões que tive quando o vi em 2017, mas o que realmente me chocou foi lembrar da história de que Tiradentes tinha sido um bode-expiatório, ou usando um termo que foi inclusive mencionado no filme, um boi de piranhas.

    As piranhas eram os interessados em manter a situação como se encontrava na época, especialmente no que dizia respeito à exploração dos portugueses, mas a novidade foi perceber de que fora a burguesia e a elite socioeconômica daquelas bandas, que insatisfeita com as suas benesses jogaram Joaquim no rio (literalmente no Rio, visto que foi sentenciado na cidade do Rio de Janeiro e executado em 21 de abril de 1792). 

    Os relatos históricos fazem crer que ele foi considerado um herói por querer livrar o Brasil daquele poderio sangrento e colonizador de Portugal, mas suas motivações pareciam bem mais pessoais, devido as suas frustrações, além de terem sido alimentadas por outros grupos poderosos que tinham também os seus interesses bem além do bem estar do povo brasileiro.

    Enfim, o filme é capaz de em poucas horas explicar com incríveis detalhes a formação da índole, do caráter, da cultura, enfim, de como até hoje muitos brasileiros agem. Triste, mas parece realmente verdadeiro. 

       
Classificação: Cinco Narigadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20