Pular para o conteúdo principal

Tick, Tick... Boom! (2021)

E o Oscar deveria ir para...

4.5 Narigadas, EUA, 2021

    Uma vez mais estive num dos lugares que mais gosto, Bombinhas em Santa Catarina, e além de toda a beleza e divertimento que este paraíso proporciona ainda curti alguns filmes que concorrerão ao Oscar de 2022, com destaque para este Tick, Tick... Boom! que está disponível na Netflix.

    Quando encontro filmes produzidos em Hollywood e que são biografias costumo torcer o nariz por imaginar que vou me deparar com coisas como "A Teoria da Imitação", "A Teoria de Tudo", "Estrelas Além do Tempo", dentre outras tragédias, mas felizmente tive uma grata surpresa nesta história que conta a brilhante e curta carreira do escritor Jonathon Larson.

   O filme é eficaz em contar a jornada de Larson na busca de sua realização profissional, mas o que difere a produção dirigida por Lin-Manuel Miranda é o seu formato - que inclusive é um musical, tal como o estilo de produção teatral do biografado - a excelente interpretação do ator Andrew Garfield e o roteiro, que é preciso no drama e na comédia, e que com maestria revela as agruras internas e psicológicas que afligiram este que foi considerado um gênio de sua época. Enfim, o resultado é realmente um filme muito agradável de ser assistido.

    Mas o que me levou até a uma arriscada produção como esta? Sim, ele, a maior premiação do cinema mundial, o Oscar, que nesta edição de 2022 tem em suas indicações de melhor ator (Andrew Garfield) este filme "Tick, Tick... Boom!", que curiosamente não seria por mim o filme escolhido como o melhor desta edição... E nem poderia, pois ele não concorre (injustamente) entre os competidores de melhor filme.

    Faz tempo que acompanho com cuidado esta grande festa, especialmente tentando assistir a todos os filmes indicados em suas categorias principais. Inclusive, acho o evento de premiação um pouco chato, longo e inconveniente (não curto muito o estilo da comédia muito presente na cerimônia), mas levo muito a sério assistir às produções de suas listas de indicados, e nesta toada, vou elencar aqui nas categorias principais (as que mais me interessam) aqueles que venceriam caso dependesse de mim. 

    Vou listar os filme classificando-os pela ordem de que mais gosto (o primeiro é meu preferido), e em azul vou indicar qual eu acho que será o vencedor.

Melhor Filme
Licorice Pizza
O Beco do Pesadelo
Duna
Ataque dos Cães
Drive My Car
No Ritmo do Coração
Não Olhe para Cima
Belfast
Amor, Sublime Amor
King Richard: Criando Campeãs

Melhor Filme Internacional
A Mão de Deus
Drive My Car
A Felicidade das Pequenas Coisas
A Pior Pessoa do Mundo
Flee

Melhor Diretor
Jane Campion (Ataque dos Cães)
Paul Thomas Anderson (Licorice Pizza)
Ryusuke Hamaguchi (Drive My Car)
Steven Spielberg (Amor, Sublime Amor)
Kenneth Branagh (Belfast)

Melhor Roteiro Orignal
Não Olhe para Cima
Licorice Pizza
Belfast
A Pior Pessoa do Mundo
King Richard: Criando Campeãs

Melhor Fotografia
A Tragédia de Macbeth
O Beco do Pesadelo
Duna
Ataque dos Cães
Amor, Sublime Amor

Melhor Atriz
Nicole Kidman (Apresentando os Ricardos)
Penélope Cruz (Madres paralelas)
Olivia Colman (A Filha Perdida)
Jessica Chastain (Os Olhos de Tammy Faye)
Kristen Stewart (Spencer)

Melhor Ator
Andrew Garfield (Tick, Tick... Boom!)
Denzel Washington (A Tragédia de Macbeth)
Benedict Cumberbatch (Ataque dos Cães)
Javier Bardem (Apresentando os Ricardos)
Will Smith (King Richard: Criando Campeãs)

Melhor Atriz Coadjuvante
Kirsten Dunst (Ataque dos Cães)
Jessie Buckley (A Filha Perdida)
Ariana DeBose (Amor, Sublime Amor)
Aunjanue Ellis (King Richard: Criando Campeãs)
Judi Dench (Belfast)

Melhor Ator Coadjuvante
Kodi Smit-McPhee (Ataque dos Cães)
Jesse Plemons (Ataque dos Cães)
Troy Kotsur (No Ritmo do Coração)
J. K. Simmons (Apresentando os Ricardos)
Ciarán Hinds (Belfast)

    Ah, o evento de premiação será dia 28 de março de 2022.

    
Assistido na Netlix
Disponível em streaming? Verifique aqui 



jacozao.com
Bombinhas 2022

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Oscar 2023

Do tapa ao topo Oscar 2023! Gosto muito de fazer listas: filmes, cinema, premiações, festivais, enfim, tudo que é possível ordenar e classificar pode ser objeto da minha obsessão por organizar, ou seja, é isso, uma vontade de sempre enxergar de forma organizada aquilo que eu quero ver e mostrar.  Na arte do cinema, quando chega o período do Oscar, Festival de Gramado, Mostra de São Paulo, Olhar de Cinema, Festival de Cannes, Festival de Veneza, Festival de Berlin, tudo vira lista, e como agora estamos às portas da maior premiação do cinema do mundo (dos Estados Unidos?), nada como uma boa listinha com palpites. Enfim, vamos até ela. Regras da lista: Filmes ordenados por ordem decrescente da minha preferência; Em negrito indico o meu palpite do vencedor; Em itálico indico o filme que eu não assisti. MELHOR FILME Top Gun: Maverick Avatar: O Caminho da Água Os Fabelmans Triângulo da Tristeza Nada de Novo no Front Os Banshees de Inisherin Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo Tár Entre Mulhe