O Beijo no Asfalto (1981)

Contemporâneo é pouco!

4.5 Narigadas, Brasil, 1981

    Muitos se perguntam em quem Nelson Rodrigues votaria para presidente da república se estivesse vivo hoje, e muitos devem crer que seria para alguém ligado à direita, centro-direita, ou algo equivalente. E esta tendência de pensamento faz sentido analisando-se algumas declarações que ele dera em sua época (dá um google aí), no qual se declarava anticomunista e aparentemente um defensor da ditadura militar que corroeu o Brasil poucas décadas atrás. 

    Contudo, depois de assistir a um filme como este que é baseado em uma de suas obras literárias mais conhecidas, me pergunto se esta resposta seria tão óbvia quanto a afirmação acima. 

    O Beijo no Asfalto parece simples, mas não o vejo assim principalmente pelo ponto de vista dos personagens principais: Aprígio (o pai), Arandir (o marido), Dália (a irmã) e Selminha (a esposa). Estas quatro pessoas são ambíguas e é difícil se posicionar diante delas, pois em alguns momentos parecem convictas, resolutas, certas de suas intenções, pessoas boas, com boas intenções, mas em outros duvidosas, titubeantes, más. Enxergo nós quando vejo elas, pois vivendo em sociedade e também individualmente, somos complexos como elas. Agora, quando analisamos minimamente os demais personagens, tais como o Cunha (o delegado) e Amado Pinheiro (o jornalista), não tenho dúvidas que eles são os vilões que fazem a história andar através de seus estratagemas maldosos. Não há dúvidas! 

    A sociedade (marido, irmã, esposa, pai, nós)  é influenciada por estes que detém o poder (polícia, políticos e mídia), e no caso, a ideia propagada por estes influenciadores são pensamentos retrógrados, separatistas, misóginos, misantrópicos, gananciosos, homofóbicos, enfim, muito daquilo que é o ideário da direita brasileira, e como o resultado é catastrófico (para a sociedade), entendo que sim, há uma divergência naquilo que se entende que Nelson Rodrigues poderia pensar sobre os dias de hoje. Ou não, visto que ele era um ser complexo, como nós.

Assistido no Telecine, na Claro TV
Disponível em streaming? Verifique aqui 
jacozao.com
Curitiba 2022

Comentários