Filme (4.0): "Rodante", Brasil, Estreia 2019, Assistido 2021

Lançamento 2019
Direção de Leandro HBL
Elenco com  Caroline Abras, Jonathan Well, Félix Smith
Drama, Brasil

    Jakson Böttcher, O Jacó
Mubi, às 14:00

     O cinema brasileiro tem elementos que o tornam único, com algumas características que muitos dirão sem errar que "este é um exemplar do cinema brasileiro". Contudo, estas especificidades são muito diferentes nos diversos tipos de produções que fazemos, especialmente nas classificações regionais.

    Exemplarmente, a sequência "Tropa de Elite" e "Cidade de Deus" mostram um Brasil através da violência policial no Rio de Janeiro, da dificuldade de sobreviver num país economicamente e socialmente muito desigual, mas com pessoas trabalhadoras e sobreviventes.

     O sul e sudeste tem seus representantes que também desvelam um Brasil duro e com dificuldades mesmo situado numa região mais economicamente desenvolvida, e filmes "O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias", "Carandiru", "Que Horas Ela Volta" e a comédia "Estômago" contém muitas das características do cinema tupiniquim.

    Talvez com elementos mais notáveis, o cinema do nordeste tem alguns dos melhores exemplares do que é produzido aqui no Brasil, com destaque para "Bacurau", "O Auto da Compadecida", "Deus e o Diabo na Terra do Sol", "Vidas Secas", dentre muitos outros.

     Este exemplar "Rodante" é o representante do norte do país que arrasta estas tão óbvias características brasileiras. O filme foi rodado durante 6 meses no estado de Rondônia, e mostra um Brasil muito diferente daquele que existe nos estados do sul e sudeste, tampouco parecido com os do nordeste, mas que tem em comum o brasileiro que enfrenta as dificuldades com as armas que possui, as vezes com bravura, outras com ternura, mas que sempre luta.

    É observável que aqui nesta resenha não há uma descrição destas características, mas aí encontra-se umas das principais funções do cinema: revelar através da arte do áudio-visual a cultura, as características de um povo, de tal modo que não precise ser explicada, mas sim, sentida.

Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários