Filme (4.5): "Meu Pai", Reino Unido, França, Assistido 2021, Estreia 2021


    Jakson Böttcher, O Jacó

     A jornada que se inicia quando são divulgados os filmes que concorrerão aos prêmios do Oscar - a maior festa do cinema no mundo - gera ansiedade em muitos cinéfilos, e não seria diferente neste que escreve estas palavras.

     A estratégia é a seguinte: montar uma lista com todos os filmes, que por motivos práticos não contém os curta metragens, contudo prioriza-se os filmes que concorrem ao de melhor filme internacional e sem dúvidas também aqueles das categorias principais: melhor filme, roteiro, direção, atores, montagem, fotografia, prêmios sonoros e design de produção... Ufa!

     Estratégia montada, o próximo passo é buscar aos filmes, tarefa facilitada neste 2021, pois muitos deles estão nos streamings da vida, mas alguns ainda carecem de mineração.

     O passo mais fácil e prazeroso é o de curtir as obras, e nesta postagem de além da resenha de alguns destes concorrentes e não concorrentes, divulgarei uma opinião sobre aqueles que disputam a categoria principal da premiação, o de Melhor Filme.

     E vamos começar por ela! Os selecionados do ano que concorrem ao prêmio máximo formam uma lista de 8 filmes, e felizmente são quase todos incrivelmente muito bons.

     O predileto deste caderno de cinema é o estrelado por dois atores que fazem performances de atuação fora do comum: Anthony Hopkins e Olivia Colman estrelam o inglês "Meu Pai", que apesar de partir de uma premissa muito simples, a edição cinematográfica, o texto e os embates entre e os personagens e a atuação dos atores, transformam o filme numa verdadeira obra prima. Talvez não ganhe o prêmio, mas certamente é o que mais mereceria. O grande favorito recebeu uma grande onda de críticas positivas e foi vencedor em outras premiações, e uma derrota do americano "Nomaland" seria uma grande surpresa.

    O menos interessante entre os oito é o "Bela Vingança", que apesar de ser importante ao tratar sobre o empoderamento feminino, é um filme recheado de clichês de filmes de suspense, e não conseguiu agradar... Ao menos este que vos escreve.

    Grandes produções como "Mank" e "Os 7 de Chicago" têm aquele tipão de filmes que sempre concorrem e por vezes são reconhecidos na festa do Oscar, contudo considero improvável que vençam nesta categoria principal.

    Já "Judas e o Messias Negro", "Minari" e o "O Som do Silêncio" são também obras primas do cinema, e se ganharem - também acho muito difícil - seriam muito merecedores.

     Enfim, segue a minha lista ordenada pela preferência do editor deste caderno de cinema, e também a lista ordenada com os palpites dos mais prováveis vencedores.

Preferidos do Jacozão
Palpites para o vencedor
Meu PaiNomadland
Judas e o Messias Negro
Os 7 de Chicago
MankMeu Pai
MinariMinari
NomadlandMank
Bela Vingança
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Judas e o Messias Negro
Os 7 de Chicago
O Som do Silêncio
 
    Outra categoria da premiação do Oscar é a de Melhor Filme Internacional - a lista será comentada em outra ocasião -  e nesta semana curti ao filme mais triste da lista, o bósnio "Quo Vadis, Aida?", que faz um triste relato de como uma guerra pode ser devastadora.

    Por fim, vários outras produções foram curtidas, a e lista completa daqueles da semana segue logo abaixo.

Quo Vadis, Aida?
Plex, 2020
Bosnia e Herzegovina, Austria, Romenia, Holanda, Alemanha, Polônia, França, Noruega, Turquia
4.0 Narigadas
Apples
Plex, 2020
Grécia, Polônia, Eslovênia
2.0 Narigadas
Los Sonámbulos
Amazon Prime, 2019
Argentina, Uruguai
2.5 Narigadas
Never Gonna Snow Again
Plex, 2020
Polônia, Alemanha
3.5 Narigadas
Druk - Mais uma Rodada
Plex, 2020
Dinamarca, Suécia, Holanda
2.5 Narigadas
Meu Pai
Plex, 2020
Reino Unido, França
4.0 Narigadas
O Investigador
Plex, 2007
Hungria, Suécia, Irlanda
3.5 Narigadas


Comentários