Pular para o conteúdo principal

Filme (4.5): "Meu Pai", Reino Unido, França, Assistido 2021, Estreia 2021


    Jakson Böttcher, O Jacó

     A jornada que se inicia quando são divulgados os filmes que concorrerão aos prêmios do Oscar - a maior festa do cinema no mundo - gera ansiedade em muitos cinéfilos, e não seria diferente neste que escreve estas palavras.

     A estratégia é a seguinte: montar uma lista com todos os filmes, que por motivos práticos não contém os curta metragens, contudo prioriza-se os filmes que concorrem ao de melhor filme internacional e sem dúvidas também aqueles das categorias principais: melhor filme, roteiro, direção, atores, montagem, fotografia, prêmios sonoros e design de produção... Ufa!

     Estratégia montada, o próximo passo é buscar aos filmes, tarefa facilitada neste 2021, pois muitos deles estão nos streamings da vida, mas alguns ainda carecem de mineração.

     O passo mais fácil e prazeroso é o de curtir as obras, e nesta postagem de além da resenha de alguns destes concorrentes e não concorrentes, divulgarei uma opinião sobre aqueles que disputam a categoria principal da premiação, o de Melhor Filme.

     E vamos começar por ela! Os selecionados do ano que concorrem ao prêmio máximo formam uma lista de 8 filmes, e felizmente são quase todos incrivelmente muito bons.

     O predileto deste caderno de cinema é o estrelado por dois atores que fazem performances de atuação fora do comum: Anthony Hopkins e Olivia Colman estrelam o inglês "Meu Pai", que apesar de partir de uma premissa muito simples, a edição cinematográfica, o texto e os embates entre e os personagens e a atuação dos atores, transformam o filme numa verdadeira obra prima. Talvez não ganhe o prêmio, mas certamente é o que mais mereceria. O grande favorito recebeu uma grande onda de críticas positivas e foi vencedor em outras premiações, e uma derrota do americano "Nomaland" seria uma grande surpresa.

    O menos interessante entre os oito é o "Bela Vingança", que apesar de ser importante ao tratar sobre o empoderamento feminino, é um filme recheado de clichês de filmes de suspense, e não conseguiu agradar... Ao menos este que vos escreve.

    Grandes produções como "Mank" e "Os 7 de Chicago" têm aquele tipão de filmes que sempre concorrem e por vezes são reconhecidos na festa do Oscar, contudo considero improvável que vençam nesta categoria principal.

    Já "Judas e o Messias Negro", "Minari" e o "O Som do Silêncio" são também obras primas do cinema, e se ganharem - também acho muito difícil - seriam muito merecedores.

     Enfim, segue a minha lista ordenada pela preferência do editor deste caderno de cinema, e também a lista ordenada com os palpites dos mais prováveis vencedores.

Preferidos do Jacozão
Palpites para o vencedor
Meu PaiNomadland
Judas e o Messias Negro
Os 7 de Chicago
MankMeu Pai
MinariMinari
NomadlandMank
Bela Vingança
Bela Vingança
O Som do Silêncio
Judas e o Messias Negro
Os 7 de Chicago
O Som do Silêncio
 
    Outra categoria da premiação do Oscar é a de Melhor Filme Internacional - a lista será comentada em outra ocasião -  e nesta semana curti ao filme mais triste da lista, o bósnio "Quo Vadis, Aida?", que faz um triste relato de como uma guerra pode ser devastadora.

    Por fim, vários outras produções foram curtidas, a e lista completa daqueles da semana segue logo abaixo.

Quo Vadis, Aida?
Plex, 2020
Bosnia e Herzegovina, Austria, Romenia, Holanda, Alemanha, Polônia, França, Noruega, Turquia
4.0 Narigadas
Apples
Plex, 2020
Grécia, Polônia, Eslovênia
2.0 Narigadas
Los Sonámbulos
Amazon Prime, 2019
Argentina, Uruguai
2.5 Narigadas
Never Gonna Snow Again
Plex, 2020
Polônia, Alemanha
3.5 Narigadas
Druk - Mais uma Rodada
Plex, 2020
Dinamarca, Suécia, Holanda
2.5 Narigadas
Meu Pai
Plex, 2020
Reino Unido, França
4.0 Narigadas
O Investigador
Plex, 2007
Hungria, Suécia, Irlanda
3.5 Narigadas


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20