Filme (4.5): "O Casamento Silencioso", Romênia, Luxemburgo, França, Assistido 2021, Estreia 2008


    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 22:00

     A semana que chegou no dia 24 de março de 2021 começou tensa, especialmente porque já na segunda-feira eu reassisti ao tenebroso "Platoon", um filme de guerra que além de nos relembrar dos malfeitos que a guerra causa para aqueles que são os inocentes, notadamente as vítimas civis, também marca indelevelmente aqueles que são os comandados, que lutam nas frentes de batalha e que por muitas vezes o fazem por patriotismo, ou por necessidade, mas que normalmente carregam muita pouca convicção para justificar suas ações. Artisticamente a visão intimista da guerra observada pelo ponto de vista de alguns soldados é sem dúvidas o que esta obra tem melhor.

    Grata surpresa sensorial foi curtir ao filme indiano "Jallikattu", que através de uma surreal história da fuga de um búfalo que escapa do abate, no su pano de fundo faz um relato de uma crise pessoal entre os cidadãos de um vila rural indiana. Destaque máximo é a trilha sonora, que se apresenta em todo o filme com sons muitos diferentes do habitual, especialmente num filme.

    Movido por boas lembranças cinematográficas proporcionadas pelo cineasta Gaspar Noé nos filmes "Irreversível" e "Climax", a experiência proporcionada pela última produção deste diretor foi extremamente desagradável, e o "Lux æterna" é sem dúvidas o pior filme da semana, talvez do ano.

    Na corrida pelo Oscar 2021 assisti ao também indiano "O Tigre Branco", que apesar de ter recebido muitas críticas negativas, me cativou muito, e sem dúvidas deve posicionar bem a produção na concorrência de Melhor Roteiro Adaptado da temporada.

    Deliciosamente encontrei a produção "A Fortuna de Cookie", que de uma forma leve até mesmo bem humorada trata de assuntos espinhosos, tal como racismo e ganância. Inclusive, é muito vasto e interessante o acervo do canal oldflix.com.br, que nos faz revisitar produções cinematográficas do passado.

    Apesar de eu ter curtido talvez o pior filme do ano - Gaspar Noé - nesta semana, acredito que devo ter também assistido aqueles que devem ser alguns dos melhores: o romeno "Casamento Silencioso" tem momentos extraordinários de uma comédia singela, inocente, mas que é permeado por um tema muito difícil que é o domínio comunista naquele país após o fim da segunda grande guerra. Outro destaque foi o sul-coreano "The Man Standing Next", que narra como uma ditadura pode ser cruel com seus cidadãos, e que mesmo que encerrada pode continuar fazendo muito mal. 

   E por último, o também romeno "Bad Luck Banging or Loony Porn", vencedor do prêmio Urso de Ouro do Festival de Berlin 2021 é antes de mais nada um filme que gerará discórdia, especialmente por suas cenas de sexo explícito e suas implicações, marcadas por moralidade e hipocresia, mas, que é um filme muito interessante para ser assistido.

    Enfim, uma boa semana cinematográfica, apesar da tragédia que passamos no Brasil devido a pandemia do Corona Vírus, reflexo das ações genocidas do presidente da república.

Platoon
Telecine, 1986
EUA, Reino Unido
3.5 Narigadas
O Tigre Branco
Netflix, 2021
Índia, EUA
3.5 Narigadas
Bad Luck Banging or Loony Porn
Plex, 2021
Romenia, Croacia, República Checa , Luxemburgo
4.0 Narigadas
Casamento Silencioso
Plex, 2008
Romenia, Luxemburgo, França
4.5 Narigadas
A Fortuna de Cookie
Oldflix, 1999
EUA
3.0 Narigadas
Jallikattu
Amazon Prime, 2019
Índia
2.5 Narigadas
The Man Standing Next
Plex, 2020
Coréia do Sul
4.5 Narigadas
Lux æterna
Plex, 2019
França
1.5 Narigadas

Comentários