Filme (4.0): "Os Miseráveis", França, Assistido 2020, Estreia 2020


2020, Policial, Drama, França
Direção de Ladj Ly
Elenco com Damien Bonnard, Alexis Manenti, Djebril Didier Zonga

    Jakson Böttcher, O Jacó
Torresmo, às 20:00

     Por mais que se imagine que a situação em que se encontra a sociedade da França atualmente não seja a melhor possível, tal como evidencia este "Os Miseráveis", a qual apesar de uma aparente união demostrada na festa multi-cidadã da comemoração de um título conquistado pelo país no futebol, sofre estruturalmente por uma miscigenação étnica, social e religiosa, sim, humanamente há hoje na França uma esperança de equilíbrio entre povos muito sofridos com outros mais abastados e com mais recursos.

      Na história, quando o velho continente começou a se iluminar e vislumbrar a possibilidade de conquistar o mundo, a França tal como diversos outros países europeus lançaram-se em buscas de novas terras, novas oportunidades, e espalharam-se pelo mundo, especialmente no continente africano. Contudo, e isso é óbvio, as colonias francesas na África não tornaram-se sequer um arremedo do que é ou do que foi a França colonizadora, e a pobreza e a fome continuaram como tristes marcas na porção mais pobre do Velho Mundo.

    O que se propõe no primeiro parágrafo deste texto é que atualmente é para dentro da França - européia - que está ocorrendo um movimento migratório proveniente da África, digamos assim, equilibrando um pouco todo o movimento francês pelo mundo, no qual descendentes franceses africanos vem para a Europa, deixando para trás tristeza, pobreza, guerras, etc., trazendo para dentro da França uma instabilidade para os franceses "natos". Daí a miscigenação étnica, cultural, social.

     Esta mistura talvez piore o conforto do cidadão europeu francês, mas certamente melhora para aquele que emigra, daí o equilíbrio.

     Contudo, certamente o resultado desta "mistura" não é estável, e certamente não há uma solução capaz de resolver tal imbróglio de uma forma rápida e humana, resultando nas questões que ficam em aberto neste excelente "Os Miseráveis".
    
Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários