Filme (2.5): "A Caçada", EUA, Assistido 2020, Estreia 2020


2020, EUA, Ação, Suspense, Terror
Direção de Craig Zobel
Elenco com Betty Gilpin, Hilary Swank, Emma Roberts

    Jakson Böttcher, O Jacó
Torresmo, às 22:00

     Tenho poucas dúvidas de que o resultado opinativo sobre a qualidade de uma produção cinematográfica é sempre muito variável, considerando que as pessoas pensam, vivem, enfim, são muito diferentes entre si. Esta variabilidade também pode ser explicada porque uma produção deste tipo contém muitos elementos - áudio, visual, roteiro, interpretações dos atores, etc. - e se algum destes elementos gera opinião consensual, outro pode não gerar, tornando a experiência cinematográfica diferente para cada espectador.

     Bom, toda esta balela tem o objetivo de dizer que apesar da crítica ter gostado muito deste "The Hunt", traduzido por aqui como "A Caçada", eu particularmente não consegui me envolver positivamente, e numa reflexão rápida eu descobri o motivo: "Bacurau".

    Este norte-americano me fez entender também os motivos pelos quais "Bacurau" pode não ter sido bem compreendido fora do Brasil, ou melhor, não ter sido tão bem recebido como foi aqui em nossas terras tupiniquins. Apesar da temática de disputa social ser universal - e isso é o que une as duas produções que são citadas até aqui - também há em ambos um forte teor cultural e social típico de cada região onde o filme se passa. 

    No brasileiro, é impossível dissociar o filme do jeitão de como vivem os nordestinos do interior, e também da forma como são vistos pelos cidadãos de cidades mais cosmopolitas, e esta compreensão pode passar desapercebida por quem não vive por aqui. No filme dos EUA, sem dúvidas este entendimento  socio-cultural também explica o comportamento dos personagens, tal como no brasileiro.

    Enfim, depois de assistir a "Bacurau" e ter ciência e esclarecimento sobre a temática que o filme aborda, ao assistir este "The Hunt" o impacto será muito menor, visto que a ideia do filme - que é muito boa, diga-se de passagem - parece somente repetir aquilo que se viu no filme brasileiro.
Classificação: Duas e Meia Narigadas!

Comentários