Filme (3.5): "Clube dos Canibais", Assistido 2020, Estreia 2019

Brasil, Terror, Direção de Guto Parente, com Tavinho Teixeira, Ana Luiza Rios, Pedro Domingues

    Jakson Böttcher, O Jacó
Torresmo, às 22:00

     O Brasil sempre se caracterizou por fazer o cinema chamado de gênero. Destaques para as malfaladas comédias que sempre pipocam nos nosso cinema, inclusive neste ano uma delas, o "Minha Mãe é Uma Peça 3" se tornou o filme mais assistido no cinema tupiniquim, mesmo que oficialmente ainda não tenha ultrapassado o filme da igreja universal "Nada a Perder" [2018], que notabilizou-se por ter várias seções com ingressos esgotados, porém sem espectadores dentro das salas de cinema, sem dúvidas o filme realmente mais visto é a comédia do multiartista Paulo Gustavo.

    Outros bom exemplos são os terrores de José Mojica Marins, que em sua cinebiografia tem mais de 50 filmes, nos quais dirigiu a maioria deles, mas também participou como ator. Ainda, é impossível não esquecer das comédias do Mazzaropi, e enfim, em meio a tantos exemplos, atualmente o terror voltou fortemente para o cinema brasileiro, e diretores como Guto Parente, Juliana Rojas, Marco Dutra.

    Aqui encontramos com felicidade este "Clube dos Canibais", um cearense do também cearense Guto Parente, que recentemente também lançou o extraordinário "Inferninho" [2019]. O filme pode ser classificado como terror, mas sem dúvidas sua temática é muito mais social que assustadora... Ou melhor, a definição mais correta seria de um filme assustadoramente social. 

     A produção suscita boas discussões sobre a importância da mulher e também de como há um enorme menosprezo social dos mais ricos para com os mais pobres. Evidentemente e também muito felizmente, em relação a temática de classe há uma redenção, enquanto na de gênero apenas ocorre uma resignação.

    Enfim, o cinema nacional ganha mais um interessante exemplar de gênero. E dos bons.
Classificação: Três Meia Narigadas!

Comentários