Filme (2.5): "As Herdeiras", 2018, 2019, Paraguai, Alemanha, Uruguai, Noruega, França, Brasil

2018, Drama, Paraguai, Alemanha, Uruguai, Noruega, França, Brasil, Direção de Marcelo Martinessi, Elenco com Ana Brun, Margarita Irún, Ana Ivanova


    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 22:00

     O pequeno Paraguai já foi uma grande nação com um incomensurável potencial, mas hoje deve ser enxergado pelos demais países sul americanos, quiça por todo o resto mundo do mundo como uma periferia, talvez menosprezível. 
     
     Os números do pequeno país realmente não são surpreendentes, e no cinema não é muito diferente. No maior catálogo sobre cinema do mundo, o IMDB, há uma relação de um pouco mais de 200 produções paraguaias, marcadas como produzidas integralmente por lá, ou ainda co-produções que foram realizadas juntas de outros países. Para se ter uma ideia do quanto é pequena esta quantidade, o Brasil aparece com mais de 25.000 filmes.
    
     Curiosamente este "As Herdeiras" é dos filmes listados na lista dos paraguaios, mas também dos brasileiros, visto que é uma produção conjunta que dentre vários outros têm o Brasil e o Paraguai.

    A história relata a vida de duas mulheres que tentam sobreviver, numa aparente particular crise econômica, contudo o que chama mais a atenção é de que apesar da história circundar a vida de mulheres de idades já não jovens e que parecem viver num relacionamento distante do tradicional homem e mulher, a preocupação do diretor e roteirista Marcelo Martinessi é de relatar o íntimo daquelas mulheres, especialmente Chela, interpretada pela sensível Ana Brun.

    Por fim, "As Herdeiras" entra na lista dos interessantes filmes paraguaios, notadamente reconhecido com prêmios nos festivais de Berlin, Cartagena, e dentre outros como melhor filme Latino Americano no Festival de Cinema de Gramado em 2018!

    E viva o cinema sulamericano!
Classificação: Quatro e Meia Narigadas!

Comentários

Postar um comentário