Filme (5.0:) "O Pássaro Pintado", 2019, 2019, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia [43 Mostra de São Paulo]

2019, Drama, Guerra, República Tcheca, Ucrânia, Eslováquia, Direção de Václav Marhoul, com Stellan Skarsgård, Barry Pepper, Harvey Keitel

    Jakson Böttcher, O Jacó e sua Flor
Cinearte Petrobrás, 43a Mostra de São Paulo, às 20:50

     Este ano de 2019 está sendo especial para este caderno de cinemas, e sem dúvidas um dos motivos para tal alegria é que pela primeira vez desde 2012, o ano de estréia das resenhas digitais do Cheiro de Cinema, ocorreu uma cobertura de uma das maiores mostras de cinema do mundo, a Mostra de São Paulo. 

    Paradoxalmente neste ano que está sendo muito triste para o cinema nacional, sentimento preponderante em quase todas as outras áreas do país devido às constantes afrontas e guerrilhas armadas pelo governo federal à cultura, educação e em tudo mais, a Mostra de SP está muito mais poderosa, digamos assim. Circulando pela cidade de São Paulo, além das discussões em torno dos filmes que estão sendo exibidos, vê-se um clima de resistência, de discussões sobre o momento do país, até mesmo de uma união, de uma aglutinação em torno das temáticas combatidas pelos administradores federais. Percebe-se que são nestes momentos de combate que as forças aparecem, e a esperança vem junto. Felizmente.

    Agora, voltando ao cinema, a cobertura dos editores deste rascunho de resenhas se deu em poucos dias, especificamente entre os dias 18 e 20 de outubro - 43a Mostra começou dia 17 e durou até o dia 30 de outubro - e nestes 3 dias, excelentes filmes puderam ser curtidos. Abaixo segue a lista, classificada por ordem de preferência.

[5.0] O Pássaro PintadoRepública Tcheca, Ucrânia, Eslováquia
[4.5] Tlamess, Tunísia França
[3.5] Um Dia Muito Claro , Islândia, Dinamarca, Suécia
[3.0] O Santo Desconhecido, Marrocos, França, Catar
[3.0] Estação das Chuvas, Singapura, Taiwan
[2.0] Arima, Espanha
[2.0] Pertencer, Turquia, Canadá, França
[1.5] Erica 38, Japão

    O destaque principal desta lista de 8 produções foi o filme da República Theca, "O Pássaro Pintado", que baseado no livro homônimo escrito pelo polonês Jerzy Kosinski, retrata as agruras de um pequeno menino judeu que depois de abandonado pelos seus pais sobrevive à inúmeras adversidades impostas pelas pessoas que vai encontrando, que também sofrem com as consequências da 2a Guerra Mundial.

    Outro destaque foi o de conhecer algumas das mais belas e confortáveis salas de cinema da cidade de São Paulo, e aqui também há a classificação de acordo com o bel prazer dos editores deste caderno de cinema.

[5.0] Cinearte Petrobrás
[5.0] Cine Belas Artes
[4.0] Instituto Moreira Sales
[2.5] Itaú da Augusta
[2.0] Itaú Anexo 4, na Augusta

    Enfim, a experiência da Mostra de SP foi extraordinária, e, enfim, 2020 tá aí!
       
Classificação: Cinco Narigadas!

Comentários