Filme (3.0): "O Vingador Silencioso", 1968, 2019, Itália, França

1968, faroeste espaguete, dirigido por Sergio Corbucci, Itália, França

    Jakson Böttcher, O Jacó
Torresmo, às 10:00

     É curioso a origem do termo que virou gênero cinematográfico intitulado "Faroeste Espaguete". Tudo começou quando do declínio dos filmes do tipo western nos EUA, que na década de 1950 alcançou o seu auge de público e crítica, e que em franca decadência nas décadas seguintes, encontrou em alguns realizadores italianos uma nova roupagem, com novos atores, e novos cenários, porém que intentavam manter o clima de agressividade, testosterona e aridez dos clássicos americanos.

    No mundão deste "novo" gênero, alguns diretores se notabilizaram, mas foi Sérgio Leone e a sua "Trilogia dos Dólares" que fez um enorme sucesso. Na mesma toada, outros também fizeram filmes muitos bons, e este "O Vingador Silencioso" é um clássico também.

    A história tem todo o teor do gênero - exceção feita à ausência de indígenas - contudo, o que mais chama a atenção é a atuação do vilão - Klaus Kinski que está espetacular - e também o trágico encerramento da produção, que sem esperanças joga no colo do espectador um contingente enorme de mortes, e, por fim, um incômodo e triste fim.

    Bom, vale por tudo. Até por seu fim inesperado.
Classificação: Três Narigadas!

Comentários