Filme (3.5): "Era Uma Ver em Hollywood", 2019, 2019, EUA

2019, EUA, Dirigido Quentin Tarantino, com Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Margot Robbie 
   
 Jakson Böttcher, O Jacó, assistido no Imax  13:00

     Quando alguém ouve o nome do diretor, realizador e roteirista norte-americano Quentin Tarantino provavelmente se lembrará da expressão artística que ele é especialista, talvez até mesmo lembrar-se-á de algum ou de vários filmes que ele já participou. Sim, Tarantino é sinônimo de cinema, e devido a forte impressão de suas características em suas obras, talvez até mesmo ele tenha fundado um gênero cinematográfico, o Tarantinismo, ou Tarântico, ou algo assim!

    Verdade é que alguns anos atrás ele anunciou que em 2019 lançaria o seu último filme, e que nele contaria a história da famigerada Família Manson, culminando neste "Era Uma Vez em Hollywood". Tal como já demonstrou em outros filmes de sua não tão longa produção, Tarantino não é afeito a criar histórias com rigor histórico, como prova-se em "Bastardos Inglórios" [2009], e agora isso se repetiu, visto que os crimes verdadeiros ocorridos em 1969 na cidade de Hollywood foi fantasiada por Quentin nesta produção de 2019.

    Inclusive, os fatos reais de 1969 impulsionaram o diretor a escrever um filme homenagem, tanto para o cinema, quanto para a cidade de Hollywood, a mais profícua indústria do cinema mundial. Também, e como não poderia deixar de sê-lo, ele faz uma tocante homenagem a atriz Sharon Tate (interpretada pela bela Margot Robbie), umas das mais notórias vítimas de Manson. 

   Devido a este tom de respeito e admiração, o filme diverge um pouco da eloquente violência tão presente na carreira de Tarantino - apesar de estar contundentemente presente no fim do filme - e realmente o transcorrer da produção flui com um tom melancólico, dando a entender que o diretor tem um sentimento muito saudosista em relação aos tempos antigos de Hollywood.

    Por fim, é muito interessante ver DiCaprio e Pitt atuando juntos, e além das homenagens e do visual fascinante, tornam este "Era Uma Vez em Hollywood" imperdível.

     Ah, neste caderno de cinema há uma postagem que classifica as produções de Tarantino de acordo com o gosto pessoal do editor deste blog, e abaixo segue tal classificação, agora atualizada.

[2009] Bastardos Inglórios
[1994] Pulp Fiction - Tempo de Violência

[2012] Django Livre
[2015] Os Oito Odiados
[2019] Era Uma Vez em Hollywood
[1992] Cães de Aluguel
[1997] Jackie Brown
[2005] Sin City - A Cidade do Pecado
[1995] Grande Hotel
[2007] À Prova de Morte 

[2003] Kill Bill - Volume 1
[2004] Kill Bill - Volume 2
Classificação: Três e Meia Narigadas!

Comentários