Filme (4.0): "Megera Domada", 1967, 2019, EUA, Itália

1967, EUA, Itália, Romance, Dirigido por Franco Zeffirelli, com Elizabeth Taylor, Richard Burton

    Jakson Böttcher, O Jacó e sua Flor
Torresmo, às 22:00

     No ano de 2001 a Rede Globo lançava na sua programação, no chamado horário da novela das seis o folhetim "O Cravo e a Rosa", que ainda disponível para ser assistida no serviço de streaming da platinada, o GloboPlay, fez um grande sucesso à época, além de ter sido repetida mais de uma vez no "Vale a Pena Ver de Novo".

    O desavisado pode imaginar que a história de  Petruchio (Eduardo Moscovis) e Catarina (Adriana Esteves) teria origem na genialidade dos escritores de novelas da Globo, enfim, enganando-se redondamente e surpreendendo-se certamente ao descobrir que baseia-se numa obra escrita em 1594 por Willian Shakespeare, que além de ter sido usada como referência pela Globo, também foi interpretada no teatro e no cinema, com destaque para esta hilariante super produção "Megera Domanda" de 1967, estrelada (quase que literalmente) por  Elizabeth Taylor e Richard Burton.

    O filme é de fato uma super produção que centraliza suas ações nos papéis de Petruchio e Katharina, mas é impressionante como há um complexo e enorme elenco de apoio, além de uma superestrutura de figurinos e cenários, que são produzidos de forma exímia. É perfeito!

     O filme parece basear-se com muita precisão no texto do renomado escritor inglês, que inclusive é praticamente todo recitado pelos personagens. A história é hilária, e a interpretação de Taylor, Burton e dos atores que fazem os personagens secundários é esplendorosa. Sério. O filme é uma comédia quase perfeita, que infelizmente tem em seu fim um final que não se encaixa na realidade de igualdade de gênero dos tempos atuais, mas que tem tantos méritos que isso quase passa desapercebido.
Classificação: Quatro e Meia Narigadas!

Comentários