Filme (4.5): "Suspiria", 2019, 2019, Itália, EUA


Terror, 2018, Itália, EUA
Direção de Luca Guadagnino
Elenco com Dakota Johnson, Tilda Swinton, Mia Goth


    Jakson Böttcher, O Jacó
Cine Passeio, Sala Cine Luz, às 20:00

     O diretor e produtor cinematográfico Luca Guadagnino que chamou a atenção do mundo do cinema no ano de 2017 com o seu sensível "Me Chame pelo Seu Nome", que com todos os seus méritos foi capaz de concorrer ao Oscar 2018 em 4 categorias e vencendo a de Melhor Roteiro Adaptado, novamente retorna agora neste incrível remontagem do clássico do terror "Suspiria" de 1977 do também diretor italiano Dario Argento. 

    Este de 2019 consegue imprimir um clima realmente tenso, que ambientado numa Alemanha pós separada tem além de belas performances musicais, cenas realmente aterrorizantes, com destaque para a morte da dançarina na sala de espelhos e da apresentação ao final do filme daquelas que seriam as "mentoras intelectuais" de toda a trama.

    Alguma discussão política se dá em torno do psicólogo que atende uma das dançarinas que foge da trupe comandada por Tilda Swinton, inclusive, e aqui vale uma interessante curiosidade, o tal psicólogo, um senhor de 84 anos foi interpretado também por Tilda, que dentre algumas bizarrices usou uma prótese peniana para "sentir-se mais a vontade como homem". Contudo, esta discussão política em torno da vida deste senhor é apenas tangenciada, e sua participação na trama não é extremamente relevante, apesar de protagonizar uma cena aterradora ao final do filme.

    O que "Suspiria" tem de melhor é a revelação vagarosa das intenções daquela que de surpresa e surpreendentemente surge no começo do filme, a personagem da atriz Dakota Johnson (atriz da série "50 Tons de Cinza"). Sua interpretação é realmente muito boa, com destaque também para a professora interpretada por Tilda Switon, e a revelação final de sua personagem é sem dúvidas o ponto alto desta produção cinematográfica.

    Enfim, "Suspiria" é um terror de alto nível, e sem dúvidas faz jus ao seu original de 1977. 
Classificação: Quatro e Meia Narigadas!

Comentários