Filme (4.0): "Atração Fatal", 1987, 2019, EUA


EUA, 1987, Drama, Suspense
Direção de Adrian Lyne
Elenco com Michael Douglas, Glenn Close, Anne Archer

    Jakson Böttcher, O Jacó
Netflix, às 23:00

     Em março de 2019 o podcast Cinema na Varanda divulgou aquela que seria mais edição da série "Cinemateca da Varanda", na qual cada um dos participantes do programa - num total de 4 - escolhem um filme de que gostam e que de preferência que não seja atual, e submetem ao público numa votação para escolher qual produção será dissecada num programa posterior. Os quatro filmes escolhidos foram: Atração Fatal, Duro de Matar, Os Selvagens da Noite e Seven - Os 7 Pecados Capitais (que foi escolhido pelo público, e teve seu programa divulgado em 19/03/19).

    Pois bem, este editor deste caderno de cinema usa tais listas como referências de filmes para serem assistidos, fato parcialmente consumado depois deste "Atração Fatal", ainda inédito neste blog e também na memória deste editor.  

    O filme estrelado por Michael Douglas e Glenn Close registrou um estrondoso sucesso em 1987, no qual amealhou mais de US$320M, enquanto seu custo de produção foi de US$14M. Também foi indicado em seis categorias do Oscar do ano seguinte, que acabou sem premiação.

    A história contada pelo diretor Adrian Lyne sustenta-se no desequilíbrio psicológico da personagem interpretada por Close, que na sequência fora classificado não como uma psicopatia, e sim como o transtorno de personalidade Borderline, que diferentemente de uma psicopatia, ela sofre e faz sofrer, profundamente. Um bom texto que tangencia tal assunto está aqui.

    Tecnicamente o filme é perfeito. O roteiro fecha-se convincentemente, e as interpretações dos três atores principais, e adicionalmente também da fofura filha dos personagens de Douglas e Archer, são sem dúvidas ponto alto da produção.

    Enfim, fica a recomendação de revisitar aos os clássicos, que sem dúvidas acarretam muita diversão, entretenimento e conhecimento.
    
Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários