Filme 3.0: "Cafarnaum", 2019, 2019, Líbano, França


2019, Líbano, França, Drama
Direção de Nadine Labaki
Elenco com Zain Al Rafeea, Nadine Labaki, Yordanos Shifera


    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 21:20

     Não será a primeira vez que neste caderno de cinema será possível encontrar uma defesa à premiação do Oscar, uma das mais notáveis festas do cinema mundial, e os argumentos para tal feito sempre ponderam que ela não necessariamente premia os melhores filmes, mesmo porque seria impossível limitar numa lista de 24 prêmios todos os melhores filmes do mundo - e nem é este o intento, visto que o Oscar tem em sua academia uma maioria de integrantes dos cinema dos EUA.

    Entretanto, sem dúvidas as listas dos filmes indicados ao Oscar certamente tem filmes interessantes para serem assistidos, com notório valor aos indicados de melhores filmes em língua estrangeira:


     Este "Cafarnaum" é o filme indicado pelo Líbano e que entrou na lista dos cinco melhores para concorrer ao Oscar, vencido pelo imbatível "Roma", mexicano de Alfonso Cuarón. E a lista é boa, viu! 

    O libanês é um filme duro, sem rodeios e sem firulas conta uma triste história de um menino que processa seus pais pelo fato "de o terem colocado no mundo". Sim, o menino Zain - interpretado pelo extraterrestre Zain Al Rafeea, que domina o filme por inteiro, numa interpretação quase impossível, quase extraterrestre - apresenta todas as agruras que uma pessoa, uma criança, pode sofrer num país devastado pela fome, pela guerra, pela natureza, por uma sociedade totalmente depreciada, revelando graves problemas sociais, humanitários, tal como a criminalização pela sobrevivência, o problema carcerário, o do machismo, o da imigração ilegal, dentre outros.

    Quase todos os méritos da produção recaem sobre Zain, que ao colocar o menino contra seus pais com numa argumentação muito sincera e comovente, consegue construir um filme denso, que faz com o que o espectador não retire os olhos da tela, especialmente quando das artimanhas do menino que luta para sobreviver.

    Não restam dúvidas que alguns momentos são marcados pelo exagero dramático, especialmente os mais impactantes e que ainda são grafados por uma trilha sonora brega, que tenta realmente aumentar a dramaticidade da sequência, contudo, os méritos superam estes defeitos, e "Cafarnaum" é um dos imperdíveis da lista do Oscar 2019.

Classificação: Três Narigadas!

Comentários