A premiação deste Oscar 2019 foi no mínimo inusitada!
O prêmio mais esperado é o de melhor filme, e quem venceu foi o ultra-tradicional "Green Book", que é um filme que venceria nos anos 1970, 1960, e este editor deste caderno de cinemas jamais apostaria nele, especialmente porque atualmente a Academia do Oscar tenta se reinventar, modernizar-se, conquistar o prestígio perdido, mas, aparentemente patina como carro velho na lama.
Outra evidência de tal atraso foi o famigerado "Bohemian Rhapsody" ter vencido em quatro categorias, enquanto o excelente "A Favorita" ganhou apenas um prêmio.
Uma surpresa muito positiva foram os vários prêmios de "Pantera Negra", que realmente os mereceu.
O mexicano "Roma" ganhou a estatueta de melhor filme estrangeiro, e merecia bem mais que as outras duas estatuetas, porém, vindo de onde veio - da concorrente do cinema tradicional, Netflix - fez muito bonito.
Injusto também foi o prêmio de melhor atriz para Regina King, que apareceu muito pouco no excelente "Se a Rua Beale Falasse", contudo, pelo menos esta excelente produção conseguiu uma estatueta.
Fato notório foi o prêmio concedido para Spike Lee pelo roteiro adaptado do excelente "Infiltrado na Klan", principalmente pelo filme explicitar muito de ruim que ainda é feito hoje pelas administrações republicanas nos EUA, e que faz escola no mundo todo, com destaque para o famigerado governo de laranjas aqui no Brasil cujos líderes rastejam aos pés do líder - laranja! - dos EUA.
Enfim, segue a lista com os vencedores!
MELHOR FILME
Green Book - O Guia
[Sem dúvidas um dos piores da safra]
Roma
[Deve ganhar o prêmio, merecidamente!]
A Favorita
[O preferido do Jacozão!]
Vice
[Tecnicamente horrível, mas importante para o momento político atual]
Pantera Negra
[Sem chances, mas sua indicação é importante]
Nasce uma Estrela
[Interessante, mas maçante]
Infiltrado na Klan
[O mais diferente. E só]
Bohemian Rhapsody
[Um show, e não um filme. Sem chances]
MELHOR DIREÇÃO
Alfonso Cuarón (Roma)
[Não vence direção!]
Yorgos Lanthimos (A Favorita)
[Sem dúvidas a melhor direção, e deve ganhar!]
Spike Lee (Infiltrado na Klan)
[Sem chances!]
Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)
[Filme mais chato de toda a lista]
Adam McKay (Vice)
[Uma tragédia na direção. Sem chances]
MELHOR ATOR
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
[Não vi. Não vou ver. Tenho raiva de quem viu]
Bradley Cooper (Nasce uma Estrela)
[Está muito bem. Deve vencer!]
Christian Bale (Vice) [Uma super transformação do ator, logo, tem chances]
Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
[Não vi, mas o cara é sempre bom!]
Viggo Mortensen (Green Book - O Guia)
[Não merece. O filme é horripilante]
MELHOR ATRIZ
Glenn Close (A Esposa)
[Dizem que está espetacular apesar do filme ruim. Leva!]
Lady Gaga (Nasce uma Estrela)
[Uma surpresa por não ser atriz. Não leva]
Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)
[Não vi. Quero ver!]
Yalitza Aparicio (Roma)
[Impressionante a atuação dela, mas não leva!]
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali (Green Book - O Guia)
[Atuação boa, mas o filme é terrível!]
Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)
[Não assisti ainda]
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
[Muito boa atuação, mas pouco importante]
Sam Elliott (Nasce uma Estrela)
[Interessante]
Sam Rockwell (Vice)
[Bush não merece nem isso!]
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
[Filme extraordinário, mas ela atua pouco. Não leva!]
Rachel Weisz (A Favorita)
[Ganha sem dúvidas. Pelo menos para mim!]
Marina de Tavira (Roma)
[Atuação super discreta, e sua presença destoa das demais desta categoria]
Amy Adams (Vice)
[Pior atuação do ano. Incrível estar indicada]
Emma Stone (A Favorita)
[Filme e interpretação extraordinários, mas não leva]
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Green Book - O Guia
[Inacreditável indicação]
Roma
[Leva!]
No Coração das Trevas
[Não vi!]
A Favorita
[Puxa, torço para este ganhar!]
Vice [A vida como ela é, ou seja, nada original]
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Se a Rua Beale Falasse
[Sem dúvidas o melhor! Leva!]
A Balada de Buster Scruggs
[Belíssimo. Extraordinário. Mas não leva]
Nasce uma Estrela
[Gagá surpreendente, mas nada mais que isso]
Poderia Me Perdoar?
[Não vi. Não posso opinar]
MELHOR ANIMAÇÃO
Homem-Aranha no Aranhaverso
[Divertidíssimo! Leva]
Os Incríveis 2
[Voltou com tudo e tem chances!]
WiFi Ralph
[Não vi, mas tive uma boa impressão. Não ganha]
Ilha de Cachorros
[Wes Anderson é imperdível, mas perde o prêmio!]
Mirai
[Não tive a chance de ver]
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Roma (México)
[Ganha aqui também, pois não faz sentido ganhar o prêmio de melhor filme e perder este. Ou faz?]
Guerra Fria (Polônia)
[Não gostei. Detestei]
Assunto de Família (Japão)
[Meu voto seria para ele, mas não tem chances!]
Cafarnaum (Líbano)
[Não vi, mas verei logo.]
Nunca Deixe de Lembrar (Alemanha)
[Não vi, e vou tentar ver!]
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Free Solo
[Não vi]
Minding the Gap
[Não vi. Chutaço!]
RBG
[Não vi]
Hale County this Morning, the Evening
[Não vi]
Of Fathers and Sons
[Não vi]
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Pantera Negra
[Seria legal se ganhasse, porém certamente não ocorrerá!]
Roma
[Sem dúvidas não perde esta estatueta. E merece!]
O Retorno de Mary Poppins
[Não tive paciência de ver, mas foi preconceito]
A Favorita
[Lindo, mas acho que não ganha]
O Primeiro Homem
[Não ganha]
MELHOR FOTOGRAFIA
Roma
[Espetacular! Ganha fácil]
Nasce uma Estrela
[Tem uma beleza natural, mas não ganha]
A Favorita
[Concorrente que levaria sem dúvidas se Roma não existisse]
Guerra Fria
[O que salva é a fotografia. Poderia vencer?]
Nunca Deixe de Lembrar
[Não assisti]
MELHOR FIGURINO
Pantera Negra
[Interessante, mas não leva!]
A Favorita
[Sensacional. E deve vencer!]
A Balada de Buster Scruggs
[O meu preferido]
Duas Rainhas
[Não vi]
O Retorno de Mary Poppins
[Preconceito me impediu de vê-lo!]
MELHOR MAQUIAGEM
Vice
[Ganha, né!?.]
Border
[Realmente incrível. Merecia]
Duas Rainhas
[Não vi e não verei. Ponto. Final.]
MELHOR EDIÇÃO
Bohemian Rhapsody
[Bizarro estar nesta categoria, visto os crassos erros de edição]
A Favorita
[Indiscutivelmente o melhor!]
Infiltrado na Klan [Legal. E só.]
Green Book - O Guia
[Não merece estar aqui. Nem existir!]
Vice
[Sem dúvidas o menos conservador, mas não leva. Ou leva?]
MELHOR TRILHA SONORA
Pantera Negra
[Muito bom!]
Ilha de Cachorros
[Excelente. O meu favorito. Aposto que ganha]
Se a Rua Beale Falasse
[Realmente muito bom, mas não leva]
O Retorno de Mary Poppins
[Não vi nem ouvi]
Infiltrado na Klan
[Não leva]
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Shallow"
(Nasce uma Estrela) [Pouco me interessa, mas ganha fácil!]
"All the Stars" (Pantera Negra)
[Não lembro]
"I'll Fight" (RBG)
[Não vi nem ouvi]
"The Place Where Los Things Go" (O Retorno de Mary Poppins)
[Não ouvi]
"When a Cowboy Trades His Spurs for Wings" (A Balada de Buster Scruggs)
[Sem dúvidas a melhor canção, contudo, não ganha o prêmio]
MELHORES EFEITOS VISUAIS
O Primeiro Homem
[Não ganha!]
Jogador nº 1
[Olha, tem chances, viu!]
Vingadores: Guerra Infinita
[Herói? Tô fora!]
Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível
[Não pude assistir]
Han Solo: Uma História Star Wars
[Gostei muito, mas não ganha. Eu acho!]
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Bohemian Rhapsody
[Não deveria existir]
Roma
[Ganha fácil!]
O Primeiro Homem
[Não leva!]
Pantera Negra
[Não ganha!]
Um Lugar Silencioso
[Inacreditavelmente bom! Apostaria neste, mas não ganha!]
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Bohemian Rhapsody
[Não deveria existir]
Pantera Negra
[Não sei, mas apostaria nele!]
O Primeiro Homem
[Sabe que não tenho condições de opinar?!]
Roma
[Ixi, não sei]
Nasce uma Estrela
[Sei lá!]
MELHOR CURTA-METRAGEM
Skin
[Não vi]
Marguerite
[Não vi. Chutaço!]
Fauve
[Não vi]
Mother
[Não vi]
Detainment
[Não vi]
MELHOR CURTA-METRAGEM - ANIMAÇÃO
Bao
[Está na disputa e acho que leva!]
Animal Behavior
[Único que não discute a família, mas não leva]
Late Afternoon
[O mais triste. Disparado]
Weekends
[Sem dúvidas o melhor!]
One Small Step
[Não curti!]
MELHOR CURTA-METRAGEM - DOCUMENTÁRIO
Period. End of Sentence
[Não vi]
A Night at the Garden
[Não vi. Chutaço!]
End Game
[Não vi]
Lifeboat
[Não vi]
Black Sheep
[Não vi]
O prêmio mais esperado é o de melhor filme, e quem venceu foi o ultra-tradicional "Green Book", que é um filme que venceria nos anos 1970, 1960, e este editor deste caderno de cinemas jamais apostaria nele, especialmente porque atualmente a Academia do Oscar tenta se reinventar, modernizar-se, conquistar o prestígio perdido, mas, aparentemente patina como carro velho na lama.
Outra evidência de tal atraso foi o famigerado "Bohemian Rhapsody" ter vencido em quatro categorias, enquanto o excelente "A Favorita" ganhou apenas um prêmio.
Uma surpresa muito positiva foram os vários prêmios de "Pantera Negra", que realmente os mereceu.
O mexicano "Roma" ganhou a estatueta de melhor filme estrangeiro, e merecia bem mais que as outras duas estatuetas, porém, vindo de onde veio - da concorrente do cinema tradicional, Netflix - fez muito bonito.
Injusto também foi o prêmio de melhor atriz para Regina King, que apareceu muito pouco no excelente "Se a Rua Beale Falasse", contudo, pelo menos esta excelente produção conseguiu uma estatueta.
Fato notório foi o prêmio concedido para Spike Lee pelo roteiro adaptado do excelente "Infiltrado na Klan", principalmente pelo filme explicitar muito de ruim que ainda é feito hoje pelas administrações republicanas nos EUA, e que faz escola no mundo todo, com destaque para o famigerado governo de laranjas aqui no Brasil cujos líderes rastejam aos pés do líder - laranja! - dos EUA.
Enfim, segue a lista com os vencedores!
MELHOR FILME
Green Book - O Guia
[Sem dúvidas um dos piores da safra]
Roma
[Deve ganhar o prêmio, merecidamente!]
A Favorita
[O preferido do Jacozão!]
Vice
[Tecnicamente horrível, mas importante para o momento político atual]
Pantera Negra
[Sem chances, mas sua indicação é importante]
Nasce uma Estrela
[Interessante, mas maçante]
Infiltrado na Klan
[O mais diferente. E só]
Bohemian Rhapsody
[Um show, e não um filme. Sem chances]
MELHOR DIREÇÃO
Alfonso Cuarón (Roma)
[Não vence direção!]
[Sem dúvidas a melhor direção, e deve ganhar!]
Spike Lee (Infiltrado na Klan)
[Sem chances!]
Pawel Pawlikowski (Guerra Fria)
[Filme mais chato de toda a lista]
Adam McKay (Vice)
[Uma tragédia na direção. Sem chances]
MELHOR ATOR
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
[Não vi. Não vou ver. Tenho raiva de quem viu]
[Está muito bem. Deve vencer!]
Christian Bale (Vice) [Uma super transformação do ator, logo, tem chances]
Willem Dafoe (No Portal da Eternidade)
[Não vi, mas o cara é sempre bom!]
Viggo Mortensen (Green Book - O Guia)
[Não merece. O filme é horripilante]
MELHOR ATRIZ
Olivia Colman (A Favorita)
[Sem dúvidas a melhor, mas não deve vencer!]
[Sem dúvidas a melhor, mas não deve vencer!]
[Dizem que está espetacular apesar do filme ruim. Leva!]
Lady Gaga (Nasce uma Estrela)
[Uma surpresa por não ser atriz. Não leva]
Melissa McCarthy (Poderia Me Perdoar?)
[Não vi. Quero ver!]
Yalitza Aparicio (Roma)
[Impressionante a atuação dela, mas não leva!]
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali (Green Book - O Guia)
[Atuação boa, mas o filme é terrível!]
Richard E. Grant (Poderia Me Perdoar?)
[Não assisti ainda]
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
[Muito boa atuação, mas pouco importante]
Sam Elliott (Nasce uma Estrela)
[Interessante]
Sam Rockwell (Vice)
[Bush não merece nem isso!]
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
[Filme extraordinário, mas ela atua pouco. Não leva!]
[Ganha sem dúvidas. Pelo menos para mim!]
Marina de Tavira (Roma)
[Atuação super discreta, e sua presença destoa das demais desta categoria]
Amy Adams (Vice)
[Pior atuação do ano. Incrível estar indicada]
Emma Stone (A Favorita)
[Filme e interpretação extraordinários, mas não leva]
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Green Book - O Guia
[Inacreditável indicação]
[Leva!]
No Coração das Trevas
[Não vi!]
A Favorita
[Puxa, torço para este ganhar!]
Vice [A vida como ela é, ou seja, nada original]
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
Infiltrado na Klan
[Acredito que tem chances!]
[Acredito que tem chances!]
[Sem dúvidas o melhor! Leva!]
A Balada de Buster Scruggs
Nasce uma Estrela
[Gagá surpreendente, mas nada mais que isso]
Poderia Me Perdoar?
[Não vi. Não posso opinar]
MELHOR ANIMAÇÃO
Homem-Aranha no Aranhaverso
[Divertidíssimo! Leva]
Os Incríveis 2
[Voltou com tudo e tem chances!]
WiFi Ralph
[Não vi, mas tive uma boa impressão. Não ganha]
Ilha de Cachorros
[Wes Anderson é imperdível, mas perde o prêmio!]
Mirai
[Não tive a chance de ver]
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Roma (México)
[Ganha aqui também, pois não faz sentido ganhar o prêmio de melhor filme e perder este. Ou faz?]
Guerra Fria (Polônia)
[Não gostei. Detestei]
Assunto de Família (Japão)
[Meu voto seria para ele, mas não tem chances!]
Cafarnaum (Líbano)
[Não vi, mas verei logo.]
Nunca Deixe de Lembrar (Alemanha)
[Não vi, e vou tentar ver!]
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Free Solo
[Não vi]
[Não vi. Chutaço!]
RBG
[Não vi]
Hale County this Morning, the Evening
[Não vi]
Of Fathers and Sons
[Não vi]
MELHOR DIREÇÃO DE ARTE
Pantera Negra
[Seria legal se ganhasse, porém certamente não ocorrerá!]
[Sem dúvidas não perde esta estatueta. E merece!]
O Retorno de Mary Poppins
[Não tive paciência de ver, mas foi preconceito]
A Favorita
[Lindo, mas acho que não ganha]
O Primeiro Homem
[Não ganha]
MELHOR FOTOGRAFIA
Roma
[Espetacular! Ganha fácil]
Nasce uma Estrela
[Tem uma beleza natural, mas não ganha]
A Favorita
[Concorrente que levaria sem dúvidas se Roma não existisse]
Guerra Fria
[O que salva é a fotografia. Poderia vencer?]
Nunca Deixe de Lembrar
[Não assisti]
MELHOR FIGURINO
Pantera Negra
[Interessante, mas não leva!]
[Sensacional. E deve vencer!]
A Balada de Buster Scruggs
[O meu preferido]
Duas Rainhas
[Não vi]
O Retorno de Mary Poppins
[Preconceito me impediu de vê-lo!]
MELHOR MAQUIAGEM
Vice
[Ganha, né!?.]
Border
[Realmente incrível. Merecia]
Duas Rainhas
[Não vi e não verei. Ponto. Final.]
MELHOR EDIÇÃO
Bohemian Rhapsody
[Bizarro estar nesta categoria, visto os crassos erros de edição]
A Favorita
[Indiscutivelmente o melhor!]
Infiltrado na Klan [Legal. E só.]
Green Book - O Guia
[Não merece estar aqui. Nem existir!]
Vice
[Sem dúvidas o menos conservador, mas não leva. Ou leva?]
Pantera Negra
[Muito bom!]
[Excelente. O meu favorito. Aposto que ganha]
Se a Rua Beale Falasse
[Realmente muito bom, mas não leva]
O Retorno de Mary Poppins
[Não vi nem ouvi]
Infiltrado na Klan
[Não leva]
MELHOR CANÇÃO ORIGINAL
"Shallow"
(Nasce uma Estrela) [Pouco me interessa, mas ganha fácil!]
"All the Stars" (Pantera Negra)
[Não lembro]
"I'll Fight" (RBG)
[Não vi nem ouvi]
"The Place Where Los Things Go" (O Retorno de Mary Poppins)
[Não ouvi]
"When a Cowboy Trades His Spurs for Wings" (A Balada de Buster Scruggs)
[Sem dúvidas a melhor canção, contudo, não ganha o prêmio]
MELHORES EFEITOS VISUAIS
O Primeiro Homem
[Não ganha!]
[Olha, tem chances, viu!]
Vingadores: Guerra Infinita
[Herói? Tô fora!]
Christopher Robin - Um Reencontro Inesquecível
[Não pude assistir]
Han Solo: Uma História Star Wars
[Gostei muito, mas não ganha. Eu acho!]
MELHOR EDIÇÃO DE SOM
Bohemian Rhapsody
[Não deveria existir]
Roma
[Ganha fácil!]
O Primeiro Homem
[Não leva!]
Pantera Negra
[Não ganha!]
Um Lugar Silencioso
[Inacreditavelmente bom! Apostaria neste, mas não ganha!]
MELHOR MIXAGEM DE SOM
Bohemian Rhapsody
[Não deveria existir]
Pantera Negra
[Não sei, mas apostaria nele!]
O Primeiro Homem
[Sabe que não tenho condições de opinar?!]
Roma
[Ixi, não sei]
Nasce uma Estrela
[Sei lá!]
MELHOR CURTA-METRAGEM
Skin
[Não vi]
[Não vi. Chutaço!]
Fauve
[Não vi]
Mother
[Não vi]
Detainment
[Não vi]
MELHOR CURTA-METRAGEM - ANIMAÇÃO
Bao
[Está na disputa e acho que leva!]
Animal Behavior
[Único que não discute a família, mas não leva]
Late Afternoon
[O mais triste. Disparado]
Weekends
[Sem dúvidas o melhor!]
One Small Step
[Não curti!]
MELHOR CURTA-METRAGEM - DOCUMENTÁRIO
Period. End of Sentence
[Não vi]
[Não vi. Chutaço!]
End Game
[Não vi]
Lifeboat
[Não vi]
Black Sheep
[Não vi]
Comentários
Postar um comentário