Filme (3.5): "Jogada de Risco", 1996, 2018, EUA


1996, Suspense, Drama, EUA
Direção: Paul Thomas Anderson
Elenco: Philip Baker Hall, John C. Reilly, Gwyneth Paltrow

    Jakson Böttcher, O Jacó
Google Play, às 15:00

    Nos idos remotos de 2015, mas também talvez até mesmo antes considerando que a minha memória não recuperou tal informação, eu assistira este que seria um o primeiro filme de Paul Thomas Anderson, que consagrou-se com "Sangue Negro" [2007], "Embriagado de Amor" [2001], "Trama Fantasma" [2017] e também com o extraordinário "Magnólia" de 1999!

    E hoje, em 2018 eu assisti novamente esta singela produção que me fez lembrar do início da carreira de Tarantino e também dos Irmãs Coen, que cinematograficamente contemporâneos também cresceram em suas carreiras da década de 1990 até os dias atuais.

    "Jogada de Risco" tem seu nome "traduzido" para o português de uma forma um pouco equivocada, visto que faz muito mais sentido o nome original da produção: "Sydney". A verdade é que o filme é engolido pelo ator Philip Baker Hall - o Sydney - e a jornada que este personagem percorre no filme é sem dúvidas o que a produção tem de melhor. Durante quase três quartos do filme o espectador não entende as motivações que levam Sydney a aproximar-se de John - interpretado pelo excelente  John C. Reilly - mas quando da chegada de Jimmy - L' Jackson - tudo esclarece-se. E faz sentido.


     Este primeiro de PTA é um filme pequeno, e o mérito principal encontra-se no fato de ter sido feito muito bem feito, credenciando este diretor para as suas novas, maiores e excelentes produções que viriam a ser produzidas.

    Ah, já tinha resenhado sobre o filme aqui! Sorte que eu não me contradisse!

Classificação: Três e Meia Narigadas!

Comentários