Filme (2.5): "Averno", 2018, 2018, Bolívia, Uruguai


2018, Bolívia, Uruguai, Aventura
Direção de Marcos Loayza
Elenco com Paolo Vargas, Luigi Antezana, Marcelo Bazan

    Jakson Böttcher, O Jacó e sua Flor
46º Festival de Cinema de Gramado, às 18:00

     O Lago d´Averno está situado na região da Câmpania no sul da Itália e formou-se de uma cratera vulcânica onde os antigos habitantes consideravam que seria uma entrada para o inferno, logicamente pelo fato ser um local de um extinto vulcão, e, este filme Boliviano-Uruguaio "Averno" usa desta crença para contar a história do engraxate Tupah, que precisa encontrar o tal local e trazer o seu tio, um conhecido músico da região dos andes bolivianos.

    Pois bem, a trama percorre junto de Tupah por lugares totalmente inusitados, além do encontro de pessoas cada vez mais estranhas. Exemplarmente lembro-me de Tupah num bar no qual a bebida que deveria ser sorvida era quase toda ela jogada ao chão, enquanto os bebuns tomavam uma pequena parte do restante no copo. Maluquices assim foram jogadas totalmente sem explicação, mas, inexplicavelmente funcionam para o desenho daquela trama bizarra, que encerra-se de forma magistral num cortejo fúnebre mostrado com um requinte estético muito grande.

    Por fim, justifica-se o premio de melhor fotografia conquistado pelo filme no 46º Festival de Cinema de Gramado. E é só.
Classificação: Duas e Meia Narigadas!

Comentários