Filme (2.5): "Cabra Marcado para Morrer", 1984, 2018, Brasil


Lançamento 1984
Direção de Eduardo Coutinho
Elenco com Eduardo Coutinho, Ferreira Gullar, Tite de Lemos
Documentário
Brasil

    Jakson Böttcher, O Jacó
Youtube, às 20:00

     "Cabra Marcado para Morrer" é um filme que prematuramente faleceu durante a sua concepção, e que depois de 17 anos, o seu idealizador Eduardo Coutinho o ressuscitou, transformando-o de uma ficção que contava uma história real num documentário.

    A morte do produção ocorreu nos idos da década de 1960 logo após a tomada do poder pelos militares no golpe de 1964, enquanto Coutinho produzia a ficção que contaria a história do líder dos trabalhadores rurais João Pedro Teixeira, que foi assassinado por quem não tinha interesse na proteção daqueles trabalhadores da Paraíba, que organizavam-se através das chamadas Ligas Camponesas. Coutinho tentara montar uma ficção baseada na história do assassinato de João.

    Após o fim da ditadura, Eduardo resolveu retomar aquela produção no começo dos anos de  1980, porém ao invés de contar a história de uma forma ficcional ele montou um poderoso documentário, no qual a esposa de João Teixeira, Elizabeth Altino Teixeira fazia relatos daqueles ocorridos.

    Os relatos de Elizabeth realmente são o guião do filme, e o mais chocante é o quanto sua vida, especialmente o quanto a sua família foi destroçada pelas assassinos de seus esposo e na sequência pela repressão da ditadura militar. 

    Enfim, Coutinho consegue magistralmente contar a história de João de forma convincente, revelando mais uma vez os efeitos da bílis dos maus latifundiários e de uma ditadura, capazes de destruirem famílias e sociedades.
Classificação: Duas e Meia Narigadas!

Comentários