Filme (5.0): "Noites com Sol", 1990, 2018, Itália, França, Alemanha


Lançamento 1990
Direção de Paolo Taviani, Vittorio Taviani
Elenco com Julian Sands, Charlotte Gainsbourg, Massimo Bonetti
Drama
Itália, França, Alemanha

    Jakson Böttcher, O Jacó e sua Flor
Cartoon, às 08:00

     Este filme dirigido pelos italianos Paolo e Vittorio Taviani, os conhecidos Irmãos Taviani, é um filme multidimensional. As discussões que brotam da história do personagem principal Sérgio Giuramondo podem seguir pelo viés do romance, da decepção amorosa, da discussão política, das tramas políticas, da fé, da exploração da fé, do íntimo, daquilo que motiva e também desmotiva, enfim, realmente deparamo-nos diante de um filme belo e complexo.

     Este editor deste caderno de cinema tem um apreço especial por assuntos que versam sobre o silêncio, sobre a meditação, da contemplação da vida, do saborear a vida, enfim, da dimensão interna, e sem dúvidas este filme fala sobre isso. Bem verdade que Sérgio, que por fim tornou-se Padre Sérgio, depois de ter sido um promissor "militar" e um bem arranjado e provavelmente rico esposo, não escolheu o silêncio e a reclusão como primeira opção de vida, contudo, o que importa é que escolheu tal caminho.

     O caminho que Sérgio decidiu percorrer não é trajeto comum, e sua escolha não passou despercebida, e é justamente estas incomodações ao novo modo de vida escolhido por ele que movimentam a história desta produção. 

     Por fim, o destino final deste introspectivo personagem é a cereja no bolo, o estado da arte da reclusão, da opção do silêncio. Que filme belo.
Classificação: Cinco Narigadas!

Comentários