Pular para o conteúdo principal

Filme (3.0): "O Informante", 2000, 2018, EUA


Lançamento em 2000
Direção de Michael Mann
Elenco com Al Pacino, Russell Crowe, Christopher Plummer
Drama, Suspense
EUA

    Jakson Böttcher, O Jacó
Torresmo, às 09:00

    Este filme do início dos anos 2000 dirigido pelo realista diretor Michael Mann é mais uma de suas obras que podem ser praticamente consideradas como um documentário de ficção, visto que conta com muitos detalhes verdadeiros um fato que realmente ocorreu, o famigerado baseado em fatos reais.

    A história relatada por Mann é a que conta os ocorridos em 1994 quando o vice presidente da empresa de tabacos Brown & Williamson, o senhor Jeffrey Wigand, depois ter sido demitido se prestou a uma entrevista no famoso programa de jornalismo investigativo "60 Minutes" da rede norte americana CBS, denunciando uma letal estratégia deste tipo de indústria que afirma vender tabaco em formato de cigarros, todavia, segundo Wigand, na verdade o produto comercializado - o cigarro - é nada mais que uma dose da droga naturalmente encontrada no tabaco em natura chamada nicotina, que além de altamente viciante é inapropriada para o consumo humano.

    Wigand e Brown travaram uma luta de versões e ameaças durante anos, relatada também no editorial brasileiro Folha de São Paulo em 2008, e o que o filme "O Informante" fez foi além de repercutir este conflito, também discutiu  o papel da imprensa, especialmente das mídias mais importantes dos EUA, tal como o jornal impresso New York Time e a rede de TV CBS.

    Este caderno de cinema não se posicionará em relação aos três envolvidos na discussão: o informante, a indústria do tabaco e a imprensa, deixando a reflexão para aqueles que assistirem ao filme, porém, durante a pesquisa para este texto foram encontrados algumas frases no site da maior empresa de tabaco do Brasil, que valem uma reflexão:
    Dentre as quebras de paradigma propostas pela empresa em relação aos mitos em torno do cigarro, o último é deveras curioso e talvez revele o verdadeiro caráter deste tipo de comercialização e indústria:


"As 4.700 substâncias tóxicas presentes no cigarro são decorrentes da combustão: a indústria não adiciona elementos tóxicos ao produto"

    Como será que a empresa sugere que seja consumido o seu produto sem que ocorra a combustão?
Classificação: Três Narigadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20