Filme (4.5): "1945", 2018, 2018, Hungria


Lançamento 2018
Direção de Ferenc Török
Elenco com Péter Rudolf, Bence Tasnádi, Tamás Szabó Kimmel
Drama
Hungria

    Jakson Böttcher, O Jacó
Novo Batel, às 13:50

     Dentre inúmeras consequências da Segunda Guerra Mundial não há dúvidas que a questão judaica é uma das mais relevantes. Sabidamente praticamente toda a Europa motivada pelos ideais e pela força de Adolf Hitler tornaram os judeus um povo malquisto, que foram deslocados de suas casas, trabalhos e acomodações e acondicionado em campos de refugiados ou ainda simplesmente expulsos de suas comunidades e cidades, além, é claro de também terem tornado-se um povo que precisa fugir, principalmente com vistas a proteger-se, a sobreviver.

     Quando do fim do conflito em 1945 e também da consequente "liberdade" do povo judaico, um problema estabeleceu-se: em que local este povo que foi arrancado de suas casas voltaria a viver? Depois de anos de guerra as suas propriedades estariam disponíveis para o retorno deles? A resposta é óbvia, e infelizmente foi não, ou seja, muitos que foram expulsos de suas localidades, ou que fugiram para outros locais ou ainda que foram concentrados em campos não tinham mais para onde voltar.

    Este belo húngaro preto-e-branco "1945" trata deste problema, e de uma forma ironicamente cômica - cômico especificamente no desfecho da história, porém trágico e dramático durante todo o filme - nos faz refletir sob o ponto de vista daqueles que não eram judeus, e que apropriaram-se das posses do povo refugiado e de qual seria o rumo a ser seguido quando eles, os donos, os judeus retornassem para aquela localidade.
Classificação: Quatro e Meia Narigadas!

Comentários