Filme (4.0): "Trilogia Paraíso: Fé", 2012, 2018, França, Áustria, Alemanha


Lançamento 2012
Direção de Ulrich Seidl
Elenco com Maria Hofstätter, Nabil Saleh
Drama
França, Áustria, Alemanha

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 21:00

     Encerrando a famigerada Trilogia Paraíso do austríaco Ulrich Seidl, este "Fé", que é o primeiro da sequência, é sem dúvidas a melhor produção dentre as três: "Fé", "Amor" e "Esperança".

    Muito da boa qualidade do filme se passa pela ótima e até mesmo perturbadora interpretação da personagem da atriz Maria Hofstätter, pois ela expressa o sentimento de "fé" de uma forma incômoda, obviamente exagerada, contudo de um jeito complexo que pode chegar ao ponto de confundir o espectador: seria realmente esta a forma mais contundente da expressão da fé religiosa? Seria?

    Talvez sim, uma das formas mais exageradas de se seguir uma religião seja realmente tal como faz a personagem de Hofstätter, contudo, se for considerado a interpretação ao pé da letra da máxima do cristianismo que diz que "devemos amar uns aos outros tal como Jesus nos amou" há sim uma uma distorção... Enfim, certamente esta discussão é o interesse número um do diretor Ulrich, e também aquilo que pode gerar um grande interesse neste filme.

    Não perca a trilogia, especialmente este primeiro.
Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários