Filme (3.0): "Depois de Horas", 1985, 2018, EUA


Lançamento 1985
Direção: Martin Scorsese
Elenco com Griffin Dunne, Rosanna Arquette, Verna Bloom
Comédia
EUA

    Jakson Böttcher, O Jacó
Google Play, às 20:00

     O escritor português José Saramago falecido em 2010 publicou no ano de 1997 o livro "Todos os Nomes", e nele contava a história de José, um escrivão que solitariamente aventurou-se numa íntima jornada buscando amenizar a chatice de sua vida. 

     De lá para cá este editor de cinema costuma buscar obras artísticas - cinematográficas, literárias, etc. -  que tenham esta temática do homem comum que de alguma forma agita a sua vida, propositalmente ou não. Um exemplo de sucesso é o filme "A Fome" [1966], que baseado no livro escrito por Knut Hamsun é um dos filmes mais angustiantes que assisti. Outro exemplo, porém agora um pouco mais recente é o estrelado por Robert Redford "Até o Fim" [2014], que tal como este "Depois de Horas" também é um excelente exemplar de uma produção norte-americana sobre este tema.

    A história deste "Depois de Horas" dirigida pelo renomado Martin Scorsese diferentemente das outras duas citadas acima é uma comédia. Todavia é uma comédia sobre o drama de um homem que perde-se na noite de Nova Iorque , e que após correr atrás de uma desconhecida, um rabo de saia, encontra-se perdido, sem dinheiro impossibilitado de voltar para sua casa.

    Além da mirabolante e até vezes pouco crível história, o que mais chama atenção é a fotografia da produção, que ambientada numa chuvosa, suja e vazia Nova Iorque (bairro Soho, especificamente) aumenta ainda mais a angústia daquele personagem, e, consequentemente cria um ambiente muito apreciado pelo editor deste caderno de cinema. 
    
Classificação: Três Narigadas!

Comentários