Filme (2.5): "Trilogia Paraíso: Esperança", 2013, 2018, França, Áustria, Alemanha


Lançamento 2013
Diretor Ulrich Seidl
Elenco com Melanie Lenz, Verena Lehbauer, Joseph Lorenz
Drama
França, Áustria, Alemanha

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 22:00

     Uma das diferenças que mais distanciam a arte cinematográfica das produções de seriados (TV, Netflix, etc.) é o fato dos produtos cinematográficos normalmente funcionarem de forma isolada, de modo que cada filme produzido tem começo, meio e fim. Mas, obviamente esta característica não é unanimidade nas produções de cinema, e há exemplos de muitas histórias que foram e são contadas através de vários e vários filmes, a citar a mega recente sequência dos filmes da Marvel Estúdios - "Os Vingadores" -, além de diversas outras novas e antigas, tal como "O Senhor dos Anéis", "Harry Potter", "O Poderoso Chefão", dentre várias outras.

     Contudo, ainda há aqueles filmes que não contam uma história grande de forma segmentada, mas sim que de algum jeito são interligados por propósito, ou ainda por um tema comum, tal como a Trilogia das Cores de Krzysztof Kieślowski, exemplo também desta Trilogia Paraíso do austríaco Ulrich Seidl.

    Neste caso, há três filmes (Trilogia?!) que têm protagonistas diferentes, porém as três personagens mulheres que estrelam cada uma das produções tem um  grau de parentesco entre si, inclusive, elas aparecem de forma cruzada entre os filmes, mas aquelas que não são protagonistas apenas fazem uma pequena participação. Este "Esperança" é o terceiro e último da "sequência".

    Depois que assistimos aos três filmes percebemos que Ulrich nominou cada produção de uma forma bastante irônica, caso contrário poderíamos entender que ele tem uma visão muito deturpada daquilo que ele considera o sentimento de "Esperança" (tema do terceiro filme), "Amor" (segundo filme) e "Fé" (o primeiro).

    Neste filme a pobre jovem gordinha nutre-se daquilo que Ulrich considera "esperança", expressada na forma de um infanto-adolescente amor pelo médico de idade muito superior, que lhe da atenção no acampamento diet que ela participa, cultivando e criando o tal sentimento.

    Por fim, a visão deturpada de Ulrich em relação a estes três sentimentos expressos nestes três filmes criaram uma sequência interessante, e que vale muito ser curtida.
Classificação: Duas e Meia Narigadas!

Comentários