Filme (4.0): "Nascido em 4 de Julho", 1990, 2018, EUA


Lançamento em 1990
Direção de Oliver Stone
Elenco com Tom Cruise, Raymond J. Barry, Caroline Kava
Drama, Guerra
EUA

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 08:00

     Muito se diz da capacidade auto-promocional das produções artísticas e do modo de vida dos EUA, do quanto eles conseguem atribuir valor a sua cultura, ao seu estilo de vida, a sua forma de entender e encarar o resto do mundo, enfim, a sociedade estadunidense conseguiu e consegue através da autovalorização de tudo que eles fazem tornarem-se a maior potência econômica, bélica e cultural do planeta.

    Neste contexto de auto-suficiência, este "Nascido em 4 de Julho", que dirigido pelo brilhante por Oliver Stone e estrelado pelo não menos reluzente Tom Cruise, consegue mostrar um pouco deste poder refletido no viés bélico, uma das marcas mais presentes na sociedade dos EUA.

   Uma pessoa despreparada pode imaginar que o filme será uma propaganda militar norte americana, pois a sua metade inicial é totalmente dedicada ao convencimento de que participar de uma guerra defendendo a bandeira dos EUA é uma obrigação do cidadão, e o filme é eficiente neste convencimento. Todavia, sua metade final consegue reverter tão fortemente esta ideia que até parece outro filme, e esta dicotomia sem dúvidas é o ponto alto da produção.

   Com uma fotografia realmente muito bonita e um processo de desenvolvimento de uma história tão bem amarrado e explicado tornam este "Nascido em 4 Julho" essencial para entendermos a história dos EUA, e, porque não, as motivações de qualquer história bélica ocidental contemporânea.

Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários