Pular para o conteúdo principal

Série (5.0): "Twin Peaks", 1990, 2017, [2018] EUA


Lançamento em 1990 - Primeira e Segunda Temporadas, 2017 - Terceira Temporada
Criado por David Lynch, Mark Frost
Com Kyle MacLachlan, Sheryl Lee, Miguel Ferrer
EUA
Fantasia, Policial

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 09:00

     Alguns anos atrás um colega de trabalho que viera a tornar-se um grande amigo redigiu um roteiro para uma peça teatral que seria interpretada por nós funcionários dentro da empresa. O grupo de amigos que previamente leu o texto finalizado ateve-se a uma excentricidade: no início da apresentação, no ato do descortinamento, na frente do cenário e perto do público seria posicionada uma cabeça de porco. Uma cabeça de verdade, que alguns dias antes deveria ser comprada num açougue da região.

    Obviamente que aquilo não tinha relação alguma com o tema que a peça teatral deveria ter, que seria versar sobre um tema corporativo recorrente na indústria, mas o escritor insistia em manter o tal adereço na apresentação.

   Suas explicações e argumentações não conseguiam sensibilizar os integrantes daquela amadora trupe teatral, contudo, eu, amigo do indivíduo pouco questionei. Hoje, alguns anos depois, talvez mais de uma década se passou e eu sinceramente não lembro se a cabeça de porco foi ou não colocada no palco, contudo, depois de assistir Twin Peaks - e gostar! - eu comecei a entender melhor as razões que me levaram a pouco questionar aquela maluquice, além é claro de admitir que havia gostado muito daquela ideia.

    Twin Peaks é um seriado norte americano, escrito e dirigido pelo também norte americano David Lynch. A história relata uma ficcional trama policial que conta os eventos que culminaram na morte da jovem Laura Palmer, e que inciada em 1990 com duas temporadas em sequência teve continuidade no ano de 2017, com sua provável última temporada, a terceira.

    Contudo, David Lynch não escreveu uma história qualquer. Em verdade, ele coloca uma cabeça de porco em cada episódio, talvez em cada cena, entre cada palavra do roteiro. Todo aspecto visual da série é brilhante, mesmo com seus toscos arranjos técnicos - que eu não tenho coragem de chamar efeitos especiais - tudo é muito legal, tudo é chamativo, tudo é criativo. Tudo é interessante. 

    Explicar tal resultado não é fácil, tal como o caso da cabeça de porco, porém, é inadmissível não admitir que é bem legal. Mesmo. Assista.

Tema de abertura escrito por Angelo Badalamenti  - Série em 1990 

Classificação: Cinco Narigadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20