Filme (3.5): "O Otário", EUA, 1964 [2017]



Lançamento 1964
Direção de Jerry Lewis
Elenco com Jerry Lewis, Ina Balin, Everett Sloane
Comédia
EUA
    Jakson Böttcher, O Jacó e Sua Flor
Sofá, às 22:00

     Neste 2017 faleceu o ator norte americano Jerry Lewis e seria pouco justo, se não obrigatório e também tardio, qualquer que seja o dito cinéfilo descobrir nos dias de hoje a obra deste comediante que marcou época.

    Lewis explodiu nos Estados Unidos nas décadas de 1950 e 1960 quando protagonizou, dirigiu, escreveu e produziu dezenas de obras cinematográficas que marcadas por um humor escrachado, um tipo de comédia física no qual seus trejeitos e movimentos são típicos de um bobalhão, sem dúvidas tornou-se inesquecível.

    Bem verdade que 60 anos depois do auge da carreira de Lewis seria muito injusto julgar sua obra, não só pelo carácter desbravador de um tipo de comédia falada que depois de Charlie Chaplin, o rei do humor mudo, transformou o gênero comédia no mundo todo, mas principalmente também pela predileção aos filmes exclusivamente de comédia, caso típico das produções de Lewis. Ou seja, se você gosta de comédia, vai gostar de Lewis, se não, não. 

    Bom, "O Otário" é hilário. Dispa-se de preconceitos contra filmes pastelões e divirta-se com as caras e bocas de Lewis, além é claro de sua forma desastrada de mover-se, derrubando e quebrando tudo. A cena dos vasos, quando o personagem interpretado por Jerry Lewis - O Otário - encontra o produtor musical é realmente magistral, talvez uma das cenas mais icônicas e representativas da carreira de Lewis.

     Jerry faleceu com 91 anos.
    
Classificação: Três e Meia Narigadas!

Comentários