Filme (2.0): "Barreiras", França, 2017 [2017]



Lançamento em 2017
Direção de Laura Schroeder
Elenco de Lolita Chammah, Thémis Pauwels, Isabelle Huppert
Drama
Luxemburgo, Bélgica

    Jakson Böttcher, O Jacó e Sua Flor
Novo Batel, às 20:55

     Há uma máxima na psicologia popular que afirma que as crianças aprendem mais com os exemplos e ações do que com o discurso dos adultos, afirmação que pode ser confirmada neste "Barreiras", produção que tem a participação especial da inoxidável Isabelle Huppert e estrelada pela jovem cópia de Huppert, a também francesa Lolita Chammah.

    Além das duas francesas, personagens mãe e filha, a também franco atriz é interpretada pela excelente Thémis Pauwels, que destaca-se pela atuação contida, típico da escola francesa. 

   A mãe (Chammah) reencontra a filha (Pauwels) que depois de dez anos de criação pela avó (Huppert) chega de surpresa, trazendo consigo uma grande expectativa de deixar no passado as razões que a levaram distanciar-se de sua filha. 

    Pois bem, na medida que a relação entre mãe e filha estreita-se, percebe-se que os problemas de ordem psicológicas da mãe continuam afetando-a, porém o que o filme faz com maestria é revelar parte dos motivos destes problemas, que tem origem na sua relação com sua mãe (Huppert), a avó da pequena. Contudo, não são explícitos tais causas, mas percebe-se claramente que a relação ruim entre as duas afeta diretamente a vida da pequena interpretada por Pauwels, criando um enervante ciclo maligno que passa de mãe para filha, geração após a geração.
    
Classificação: Duas Narigadas!

Comentários