Pular para o conteúdo principal

[010] Indicação: "Filmes Brasileiros no Oscar 2018", Brasil, 2017


Lançamento em 2017
Indicados brasileiros os Oscar 2018

    Jakson Böttcher, O Jacó e Sua Flor

     No dia 15 de setembro deste 2017 o Ministério da Cultura escolherá qual filme brasileiro disputará a indicação ao Oscar 2017 - a maior festa do cinema dos EUA.

    O filme selecionado será nomeado à Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que define a lista final de concorrentes a Melhor Filme em Língua Estrangeira que disputará a 90ª edição do Oscar que acontecerá no dia 4 de março de 2018.

    Para nós espectadores e cinéfilos, o resultado, ou seja, se o filme escolhido será ou não indicado ao Oscar 2018 é menos importante do que assistir ao filme, e por si só uma lista daqueles que devem ser os filmes de boa qualidade do Brasil já tem grande valor.

    Como eu não assisti todos, vou fazer uma classificação e uma separação dos 23 filmes considerando as informações que tenho de cada produção, obtidas basicamente das minhas lembranças do que foi divulgado na mídia quando dos lançamentos de cada filme. 

Filmes mais prováveis de serem indicados
"Corpo elétrico" (Marcelo Caetano)
"João, o maestro" (Mauro Lima)
"O filme da minha vida" (Selton Mello)
"Elis" (Hugo Prata)

Filme que aposto que será indicado
"Como nossos pais" (Laís Bodanzky)

Filmes sem chance de serem indicados
"Malasartes e o duelo com a morte" (Paulo Morelli)
"Polícia Federal - A Lei é para todos" (Marcelo Antunez)

Filme que eu jamais indicaria
"Real - O plano por trás da história" (Rodrigo Bittencourt)

Filmes que mereciam a indicação
"Bingo - O rei das Manhãs" (Daniel Rezende)
"Joaquim" (Marcelo Gomes)
"Divinas divas" (Leandra Leal)
"Era o hotel Cambridge" (Eliane Caffé)
"Gabriel e a montanha" (Fellipe Barbosa)

Filmes que não tenho ideia se merecem ou não uma indicação
"Fala comigo" (Felipe Sholl)
"A Família Dionti" (Alan Minas)
"A Glória e a graça" (Flávio Ramos Tambellini)
"Café - Um dedo de prosa" (Maurício Squarisi)
"Cidades fantasmas" (Tyrell Spencer)
"História antes da história" (Wilson Lazaretti)
"La vingança" (Fernando Fraiha e Jiddu Pinheiro)
"Por trás do céu" (Caio Sóh)
"Quem é Primavera das Neves" (Ana Luiza Azevedo, Jorge Furtado)
"Vazante" (Daniela Thomas)

    Por isso, independentemente da indicação ou não, vamos fazer uma maratona e assistir a todos estes filmes?   

E viva o cinema brasileiro!

Classificação: Cinco Narigadas!

Comentários

  1. Viu, "Bingo, O Rei das Manhãs" foi indicado para indicação... Eu disse que merecia! Agora vamos torcer para conseguir ser indicado ao Oscar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20