Literatura (3.0): "O Herdeiro", Miguel Sanches Neto, 2003 [2017]



Lançamento em 2003
Escrito por Miguel Sanches Neto
Conto da publicação "Hóspede Secreto"
Conto, Ficção
Rio de Janeiro, Brasil


"É a primeira vez desde que descobri.
Se eu ficar por aqui não será a última"

    A frase acima entre aspas foi transcrita do texto original do conto "O Herdeiro" da publicação "O Hóspede Secreto" deste escritor paranaense que contextualiza esta história na cidade onde foi criado na vida real, o município de Peabiru, e, que de alguma representa a objetividade e também a criatividade do escritor.
    
     O texto de Miguel Sanches Neto é corrido e sem floreios. Sua escrita não carece de consultas frequentes ao dicionário tornando também a leitura fluída, corrida, sem sobressaltos.

    O conto é curto, tal como imagina-se que deve ser um texto deste tipo, mas nas poucas páginas que lemos podemos entender que o filho que perdeu o seu pai, o morto Coronel, recebeu uma herança muito além daquela do material, da fazenda deixada, mas, certamente a dureza no tratar as pessoas, os serviçais, e, por fim, parece herdar o ódio das pessoas que seu pai conseguiu cultivar por tantas décadas de coronelismo. 

    A imagem do início da postagem foi pintada pelo francês Henri Matisse, em 1909, intitulada "Blue Table-Cloth", e ilustra a ilusão visual que este editor vislumbrou da mesa arrumada pela cozinheira da casa do conto de Miguel.

   Leia-o.    

Esta seção "Literatura" estimulará os editores deste caderno de cinema no afeito da literatura, do ler, além do assistir e escrever. Este é o objetivo principal. Também tentará contextualizar o material literário à obras visuais, tais como pinturas, por exemplo, obviamente que vinculadas à percepção do editor. Por exemplo, é claro. A música também poderá pintar por aqui. Enfim... Bom, é isso.
Classificação: Três Narigadas!

Comentários