[002] Cinema (3.5): "Espaço Itaú de Cinema Curitiba, Shopping Crystal", Curitiba



     Recentemente o cinema do shopping Crystal, o "Espaço Itaú de Cinema" foi eleito pelos amantes da sétima arte da cidade de Curitiba, através de uma enquete da Gazeta do Povo, como sendo o melhor cinema da cidade de Curitiba. A justificativa principal deste prêmio é a diversidade de filmes, que sempre contém produções inéditas em relação daquelas mais propagadas pelo circuito comercial, além do inegável conforto do espaço físico das salas.

   A história desta rede de cinemas está ligada com o histórico de alguns dos bancos mais tradicionais do país (sim, bancos, instituições financeiras!). Tudo começou em 1989, quando o cineclubista Adhemar Oliveira participou da Mostra Banco Nacional de Cinema promovida pelo falecido Banco Nacional, que absorvido pelo também hoje inexistente Unibanco, que foi comprado pelo ainda sobrevivente Banco Itaú, unificou o impensável capitalista banqueiro à sétima arte, originando o atual "Espaço Itaú de Cinema".

   Pois bem, mas é concebível o predicado de cinema eclético, atributo principal que justificou a informal premiação de melhor cinema de Curitiba? A conferir.

   Hoje, último dia do ano de 2016 há várias salas de cinemas que exibem vários filmes em Curitiba. Estatisticamente escolhemos quatro complexos pertencentes à grandes redes de cinema do Brasil e do mundo e fizemos uma comparação dos filmes que estão em cartaz: 
    Numa análise sucinta, concluímos que os cinemas UCI Estação e o Espaço Itaú contém 5 filmes (de um total de 14 exibidos em todos os cinemas escolhidos) que não estão sendo exibidos nos outros cinemas, e isto por si só atribui características exclusivas para estas duas redes.

    Outra característica importante destes filmes "exclusivos" é que também são de nacionalidades diversas, no qual cada um é proveniente de um país diferente, enquanto nos demais 9 apenas 2 não são dos EUA.

    Ainda na lista de filmes que chamamos de exclusivos (UCI e Itaú), um deles é comum nas duas redes: "Capitão Fantástico", EUA.

    
    Agora, livremente este caderno de cinema considerará um critério de desempate para atribuir conceitos diversos para o UCI Estação e para Espaço Itaú de Cinema, concluindo que o gênero drama é mais importante para arte cinematográfica que o animação, visto o potencial de amplitude de público além de técnicas mais apuradas de atuação, fotografia e uso de efeitos especiais não computacionais que são evidentemente mais difíceis de serem realizados.

    Por fim, concluímos que não é conclusiva a afirmativa de que o os filmes do Espaço Itaú de Cinema são mais ecléticos que todos os outros cinema da cidade, porém, sim concluímos que é nele que se pode assistir além dos filmes mais diversos aqueles que devem os melhores exemplares da arte cinematográfica.



    Contudo, há uma prática comercial muito negativa nesta rede. Observa-se que os filmes de estreia, aqueles que são os mais esperados e que provavelmente são os que chamam mais público costumam ser exibidos nas salas VIP (4 e 5), cujos preços são praticamente o dobro das salas normais. 

   Obviamente isto não ocorre em todos os filmes de estreia, mas, certamente é prática comum, facilmente observável.

Sala VIP Espaço Itaú de Cinema

Outras publicações da Categoria Cinema:
Classificação: Três e Meia Narigadas!

Comentários