Pular para o conteúdo principal

[002] Cinema (3.5): "Espaço Itaú de Cinema Curitiba, Shopping Crystal", Curitiba



     Recentemente o cinema do shopping Crystal, o "Espaço Itaú de Cinema" foi eleito pelos amantes da sétima arte da cidade de Curitiba, através de uma enquete da Gazeta do Povo, como sendo o melhor cinema da cidade de Curitiba. A justificativa principal deste prêmio é a diversidade de filmes, que sempre contém produções inéditas em relação daquelas mais propagadas pelo circuito comercial, além do inegável conforto do espaço físico das salas.

   A história desta rede de cinemas está ligada com o histórico de alguns dos bancos mais tradicionais do país (sim, bancos, instituições financeiras!). Tudo começou em 1989, quando o cineclubista Adhemar Oliveira participou da Mostra Banco Nacional de Cinema promovida pelo falecido Banco Nacional, que absorvido pelo também hoje inexistente Unibanco, que foi comprado pelo ainda sobrevivente Banco Itaú, unificou o impensável capitalista banqueiro à sétima arte, originando o atual "Espaço Itaú de Cinema".

   Pois bem, mas é concebível o predicado de cinema eclético, atributo principal que justificou a informal premiação de melhor cinema de Curitiba? A conferir.

   Hoje, último dia do ano de 2016 há várias salas de cinemas que exibem vários filmes em Curitiba. Estatisticamente escolhemos quatro complexos pertencentes à grandes redes de cinema do Brasil e do mundo e fizemos uma comparação dos filmes que estão em cartaz: 
    Numa análise sucinta, concluímos que os cinemas UCI Estação e o Espaço Itaú contém 5 filmes (de um total de 14 exibidos em todos os cinemas escolhidos) que não estão sendo exibidos nos outros cinemas, e isto por si só atribui características exclusivas para estas duas redes.

    Outra característica importante destes filmes "exclusivos" é que também são de nacionalidades diversas, no qual cada um é proveniente de um país diferente, enquanto nos demais 9 apenas 2 não são dos EUA.

    Ainda na lista de filmes que chamamos de exclusivos (UCI e Itaú), um deles é comum nas duas redes: "Capitão Fantástico", EUA.

    
    Agora, livremente este caderno de cinema considerará um critério de desempate para atribuir conceitos diversos para o UCI Estação e para Espaço Itaú de Cinema, concluindo que o gênero drama é mais importante para arte cinematográfica que o animação, visto o potencial de amplitude de público além de técnicas mais apuradas de atuação, fotografia e uso de efeitos especiais não computacionais que são evidentemente mais difíceis de serem realizados.

    Por fim, concluímos que não é conclusiva a afirmativa de que o os filmes do Espaço Itaú de Cinema são mais ecléticos que todos os outros cinema da cidade, porém, sim concluímos que é nele que se pode assistir além dos filmes mais diversos aqueles que devem os melhores exemplares da arte cinematográfica.



    Contudo, há uma prática comercial muito negativa nesta rede. Observa-se que os filmes de estreia, aqueles que são os mais esperados e que provavelmente são os que chamam mais público costumam ser exibidos nas salas VIP (4 e 5), cujos preços são praticamente o dobro das salas normais. 

   Obviamente isto não ocorre em todos os filmes de estreia, mas, certamente é prática comum, facilmente observável.

Sala VIP Espaço Itaú de Cinema

Outras publicações da Categoria Cinema:
Classificação: Três e Meia Narigadas!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Simplesmente ser!

O Reencontro. Outro conto curto.     Novamente este caderno de cinema vai diversificar o seu conteúdo, e mais uma vez um conto curto é apresentado aqui no lugar de uma resenha cinematográfica, porém, desta vez ligeiramente diferente do conto anterior.     A proposta agora é que se faça a leitura do conto, e quando surgir na postagem o vídeo da música da Carminho, ela deve ser escutada com cuidado e atenção, para que depois a leitura se complete. Combinado feito, segue o texto, o conto curto. Litro era um rapaz ansioso. Tudo o que se dedicava a fazer era complexamente decidido por uma sequência confusa de pensamentos, e que não raramente resultavam em poucas ações efetivas. Contudo, ele gostava muito de algumas coisas, e para elas seu raciocínio era rápido e poucas vezes errava: nadar e viver naquela cidade onde nasceu eram as ações mais assertivas. Ele gostava mesmo.     Odionta era decidida. Não daquele tipo mandona ou carrancuda, mas simplesmente suas decisões costumeiramente eram

Lamb (2021)

A utilidade dos filmes ruins 2.0 Narigadas, Islândia, Polônia, Suécia , 2021     Já faz bastante tempo que uso uma frase de efeito para tentar me fazer entender sobre um pouco do jeito que exerço a minha cinefilia, e ela explica um sentimento que me move pelo grande mundo do cinema: "um filme somente é bom ou ruim depois de você assisti-lo". Isso quer dizer que mesmo que alguém não indique algum filme, ou algum site ou especialista não classifique positivamente uma obra cinematográfica, ou que ainda o filme não esteja laureado por algum prêmio, mesmo assim se por algum motivo há algum interesse em assisti-lo, ele deve ser assistido.      Sim, assista.      Isso se deve ao fato de eu considerar que uma das coisas mais importantes para quem curte uma obra artística é o sentimento que este ato vai gerar na pessoa, e como saber qual é a condição da pessoa que vai assistir ao filme, considerando que este é um fator muito relevante para aceitação ou não? Enfim, resumidamente e como

Melhores Filmes 2023!

E o Brasil venceu! Novamente! O Acidente, Carvão e Raquel 1:1     O ano de 2023 foi um ano intenso!     Aqui neste blog nós assistimos a menos filmes do que esperávamos, mas a qualidade foi muito boa, e neste caso a quantidade se torna irrelevante.     Os melhores filmes foram 3 produções brasileiras, e a lista completa de todas as produções curtidas em 2023 segue abaixo, em ordem de preferência dos editores deste caderno de cinema.  Segue a lista em ordem de preferência! [5.0] Carvão , 2022, Argentina , Brasil [5.0] O Acidente, 2018, Brasil [5.0] Raquel 1:1, 2023, Brasil [5.0] Festa de Família, 1998, Dinamarca , Suécia [5.0] A Última Rainha , 2023, França , Argélia , Arabia Saudita, Taiwan , Catar [5.0] Lámen Shop, 2018, Cingapura , Japão, França [5.0] Mato Seco em Chamas, 2022, Brasil, Portugal [5.0] Retratos Fantasmas, 2022, Brasil [4.5] Disco Boy, 2022, França, Itália, Bélgica, Polônia [4.5] Homem Morto - Dead Man, 1995, EUA, Alemanha, Japão [4.5] Golda - A Mulher de Uma Nação , 20