Filme (4.0): "A Chegada", EUA, 2016 [2016]


Lançamento em 2016
Direção de Denis Villeneuve
Elenco com Amy Adams, Jeremy Renner, Forest Whitaker
Ficção científica
EUA

    Jakson Böttcher, O Jacó
Mueller, às 18:40

     Atualmente no mundo das artes pop (música, cinema, games, etc.) utiliza-se com muita frequência o termo hype, que em linhas resumidas quer dizer que se uma obra artística está com muito hype significa que há muita expectativa positiva sobre ela, perspectiva de que seja grandiosa, espetacular, gerando uma certa ansiedade nos expectadores e fãs.

   Verdade é de se imaginar que grande parte desta expectativa é gerada por antecedência pela promoção destas obras, ou seja, quem produziu-a vincula propagandas em diversos canais (internet, trailer, mídia impressa, TV, eventos, etc.) criando a tal expectativa, estimulando a vontade de ver, jogar, curtir aquele tão aguardado produto.

    Contudo, há um viés negativo desta expectativa, principalmente se o produto hypado (numa livre tradução, obviamente) não for uma catástrofe após o seu lançamento.

   Por exemplo, um filme com muito hype e que após a sua estreia revela-se um bom filme, o qual as pessoas gostam e que aparentemente não é uma grande decepção (o hype foi justificado) a grande onda de boa expectativa que foi gerada antes do lançamento continua mesmo após a revelação da obra, gerando um negativo efeito de inibir a publicidade dos defeitos do filme, coagindo aqueles que enxergam os problemas técnicos, de roteiro, de interpretação dos atores. 

   Em resumo, um filme ruim com alto hype acaba sendo defenestrado após a sua estreia, todavia, se o filme de alto hype não for terrível, é difícil num primeiro momento avaliá-lo como sendo um simples filme ou uma grande obra de arte. 

   Este filme "A Chegada" é um destes que estava extremamente sobrecarregado de expectativa positiva, e agora depois de estrear no fim deste ano certamente pode ser classificado como um bom filme de ficção científica, porém, sinceramente, avaliá-lo efetivamente está muito difícil, pois ainda há muita circulação de informação contaminada pelo hype.

   Assim, este caderno de cinema irá aguardar a poeira baixar, reassistir ao filme e no futuro redigir uma opinião mais "limpa", mas, por enquanto não se pode negar que o filme parece extraordinário. Hypado, é claro.
    
Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários