Filme (2.5): "Ninguém Deseja a Noite", Espanha, 2016 [2016]



Lançamento em 2016
Dirigido por Isabel Coixet
Elenco com Juliette Binoche, Rinko Kikuchi, Gabriel Byrne
Drama
Espanha

    Jakson Böttcher, O Jacó e sua Flor
Novo Batel, às 18:40

     No início do século XX os homens brancos aventuravam-se em busca do atingimento de um dos extremos do planeta: o Polo Norte Geográfico.

    E, apesar de haver controvérsias que atestam o contrário, o americano Robert Edwin Peary afirma que em 1909 alcançou esta inóspita fronteira, feito antes realizado apenas pelos habitantes da região, os esquimós groenlandeses.

   Todavia, a história central desta produção espanhola faz um relato ficcional sobre a esposa de Robert, Josephine Diebitsch Peary, também norte-americana, e que fazendo questão de afirmar que "os personagens são baseados em pessoas reais", relata um causo que não tem comprovação na realidade, mas, que certamente tangencia algumas das situações vividas por Josephine.

    A biografia desta brava mulher informa que ela não estava acompanhando o marido no êxito de 1909, mas, afirma que acompanhou-o em diversas outras, inclusive, em sua maior "aventura" deu a luz ao seu primeiro filho (que ficou conhecido como Snow Baby) em condições climáticas que atingiram mais de trinta e três graus negativos. Curioso é que no filme estes fatos são transvestidos de ficção, criando um interessante e angustiante filme.

   Ainda, fazendo-se uma criteriosa avaliação, Josephine não poderia ser melhor interpretada por outra atriz que não fosse Juliette Binoche. A francesa faz uma interpretação muito convincente e que certamente é ponto alto desta obra cinematográfica.

    Por fim, "Ninguém Deseja a Noite" é um filme triste, histórico e belo, fazendo jus à história de Josephine e também à carreira profícua de Binoche. 

    Vale por tudo.
Classificação: Duas e Meia Narigadas!

Comentários