Filme (4.0): "O Cavalo de Turim", França, Suiça, Hungria, Alemanha, 2011




Lançado em 2011
Direção de Bela Tarr
Elenco com Erika Bok, Mihály Kormos, Janos Derzsi
Drama
França, Suiça, Hungria, Alemanha

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá e Torresmo, às 15:00

     Deparar-se com "O Cavalo de Turim" é certeza de ter uma experiência cinematográfica no mínimo ímpar. A produção tem uma beleza estética que impressiona, e por si só este predicado seria suficiente para alça-la ao patamar de obra de arte. 

    Há muita beleza e sensibilidade nos enquadramentos de câmera, em todas as tomadas (dizem que o filme foi filmado num total de trinta tomadas!). Um bom exemplo é a "volta" que se dá em torno do momento das refeições do pai e da filha, personagens que repetem os mesmos movimentos, mas, varia-se o posicionamento da câmera, que em diferentes momentos do filme mostra como se fosse de um ponto de vista diferente daqueles atos repetidos, trazendo novos elementos da cena, da casa, do olhar de cada um dos personagens. Realmente belo.

    Mas não é só de beleza que o filme de Bela Tarr é feito.

    O apuramento estético faz com que quase se ouça um ensurdecedor grito de desespero daquela filha e daquele pai. Nos momentos que eles sentam-se em frente da janela, olhando para o vento que na parte externa da casa sopra implacavelmente, gera-se um desconforto enorme no expectador, e não comover-se com a aquele ato de total incapacidade é impossível.

   Aqueles dois personagens estão angustiados. Talvez, representem do que é  ser feito um ser-humano solitário, incapaz, triste, louco. Talvez.

   No prólogo, antes de qualquer cena aparecer, um texto explica que o filósofo alemão Nietzche enlouqueceu depois de "salvar" um cavalo que era espancado por seu cocheiro, o tal Cavalo de Turim, cuja história pós Nietzche foi fantasiada neste belo e interessante filme.

   "O Cavalo de Turim" certamente estimula que as demais obras do diretor húngaro Bela Tarr sejam conhecidas. Então, não percamos tempo!

O Cavalo de Turim [2011]
Visions of Europe [2004]
Harmonias de Werckmeister [2000]
Sátántangó [1994]
City Life [1990]
Maldição [1987]
Ninho Familiar [1977]
    
Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários