Filme (2.5): "A Arca Russa", Canadá, Japão, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Rússia, 2002 [2016]


Lançado em 2002
Direção de Alexander Sokurov
Elenco com atores desconhecidos
Histórico, Fantasia, Drama
Nacionalidades Canadá, Japão, Dinamarca, Finlândia, Alemanha, Rússia

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá e Torresmo, às 11:00

    Imagine a seguinte situação: você pega uma câmera de vídeo e terá a intenção de filmar o movimento de uma pessoa que passará o aspirador de pó nos móveis de uma casa grande, com vários quartos, sala, etc., circulando por entre todos estes cômodos, todavia, você não parará de filmar em momento algum a não ser no final. 

    Se obtiver êxito, você terá feito o que André Bazin, co-fundador da lendária revista Cahiers du Cinéma, chamou de plano-sequência, no qual uma tomada longa é filmada sequencialmente sem cortes e sem montagens, originando uma cena que cinematograficamente transmitirá ao expectador um sentimento de realidade, intenção principal do chamado plano-sequência.

   Pois bem, esta produção multinacional "A Arca Russa" é um filme de 97 minutos, rodado em apenas um dia (23 de dezembro de 2001), filmado num incrível plano-sequência que atravessa 35 salas do museu Hermitage, em São Petersburgo!

   Obviamente que um filme deste porte e produzido com tal desafio técnico careceu de muito tempo de pré-produção, totalizando sete meses de preparo e planejamento antes da tomada final de 97 minutos, e, felizmente o resultado é de uma beleza ímpar. 

   A intenção do diretor Alexander Sokurov foi retratar alguns acontecimentos significativos do Império Russo, que dentre os séculos XVIII e XXI montou um roteiro que inicia-se com Pedro, O Grande, passando por Catarina II e pela última ceia dos Romanov, chegando aos dias de hoje (ou da época das filmagens). 

   Para ajudar um pouco, um interlocutor vai "explicando" por entre os locais que a câmera vai passando, todavia, estas explicações soam um pouco insanas e sem um conhecimento prévio da história Russa, dificilmente será possível compreender todos os detalhes explanados.

    Bom, "A Arca Russa" vale como experiência cinematográfica. Historicamente também seu valor, pois os detalhes mencionados são importantes para história Russa. 

    Vale assisti-lo, sem dúvidas!
Classificação: Duas e Meia Narigadas!

Comentários