Filme (2.0): "A Montanha de Matterhorn", Holanda, 2014, [2016]



Lançado em 2014
Dirigido por Diederik Ebbinge
Elenco com Ton Kas, René van 't Hof, Porgy Franssen
Romance, Drama
País Holanda

    Jakson Böttcher, O Jacó
Sofá, às 16:00

     Quando um filme sério (!) apresenta personagens que têm comportamentos incompatíveis com o esperado, tal como um adulto que por alguma razão comporta-se como criança, demostrando talvez algum distúrbio psicológico, ou algo deste tipo, não é incomum ser um grande mérito da produção tornar esta personagem cativante, de modo que o expectador apegue-se a ela, tenha pena, torça para que coisas boas aconteçam... Certo, mas não é o caso deste holandês "A Montanha de Matterhorn".

    Apesar de toda uma ótima construção da personagem principal, que vive metodicamente em sua organizada casa, em sua pudica vila rural, isto não é suficiente para conseguir minimizar os efeitos da péssima apresentação e desenvolvimento do personagem desconhecido que chega na vila para mudar a vida de todos completamente.

    Positivamente o filme faz algumas discussões sociais muito legais, tal como o aceitação da homossexualidade, tanto dentro da família quanto fora dela no seu entorno social, mas o mérito principal é fazê-la de uma forma sutil, sem criar estereótipos, sem grandes dramas, talvez até mesmo de uma forma cômica. Sutilmente cômica em verdade. Grande mérito. Mesmo.

   Por fim, "A Montanha de Matterhorn", que de montanha quase não tem nada, é um filme que instiga pela estranheza. Só isso. Mesmo. 
Classificação: Duas Narigadas!

Comentários