Reassistido (4.0): "O Som ao Redor", Recife, Pernambuco, Brasil, 2013 [2013] [2016]


Lançamento em 2013
Direção de Kleber Mendonça Filho
Elenco com Irandhir Santos, Gustavo Jahn, Maeve Jinkings
Gêneros Drama, Suspense
Nacionalidade Brasil

    Jakson Böttcher, O Jacó
De novo, em casa, Canal Brasil, às 23:00
     
    Este diário de cinema estreia uma nova seção, a "Reassistido", na qual filmes já assistidos e que já foram comentados por aqui serão repostados, mantendo o comentário original lá em sua página de origem, porém, e de forma descompromissada, o novo comentário poderá trazer novas observações. Ou não. 

   Nesta estreia a vítima é o brasileiro - pernambucano! - "O Som ao Redor"!

   Revendo-o pela segunda vez percebi que o filme tem uma personagem central: Bia, a esposa atormentada pelo cachorro do vizinho e mãe dos dois filhos, interpretada pela magnífica Maeve Jinkings.

   Bia é a personagem que mais sofre no filme, sem dúvidas. Suas relações são profundamente dramáticas, e parece que realmente ela padece em vida, sem perspectiva. As evidencias deste sofrimento aparecem quando da sua interação com a casa, com os vizinhos, com o famigerado cachorro do vizinho, com os móveis da casa, enfim, parece viver numa angústia aliviada em alguns momentos, mas aparentemente tristemente sem solução.

   As histórias paralelas que se tangenciam a todo momento, auto-influenciando-se  entre si, criam um filme aparentemente monótono, mas que acontece no fundo da alma daquelas personagens, e o exemplo da história de Bia resume o que se vê: uma tristeza profunda, uma vida apática, porém, que no fundo da alma, borbulha, tentando romper com o pesar.

   Bom, "O Som ao Redor" é recomendadíssimo!

   Inclusive, abaixo segue a lista dos filmes de Maeve Jinkings.

2016 Açúcar
2016 Aquarius
2016 Rivermovie
2015 Boi Neon
2013 Amor, Plástico e Barulho
2012 Boa Sorte, Meu Amor
2012 O Som ao Redor
2007 Falsa Loura

Classificação: Quatro Narigadas!

Comentários